UTILIZAÇÃO DE SUBPRODUTOS DA CADEIA PRODUTIVA DO ARROZ COMO ADSORVENTES PARA A REMOÇÃO DE COBRE EM UMA SOLUÇÃO SINTÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v15i2.7688Keywords:
Casca de arroz, Cinza da Casca de Arroz, Efluente Sintético, Íons Cobre (II), Biossorvente, Adsorção.Abstract
A casca de arroz é um subproduto obtido nas primeiras etapas de beneficiamento do arroz. Geralmente é destinada para a geração de energia através da sua incineração, dando origem a um novo resíduo, a cinza de casca de arroz. Indústrias de diversos segmentos (processamento de metais) produzem grande quantidade de efluentes contendo teores de cobre superior à concentração permitida pela legislação, fazendo-se necessário o estudo de técnicas para a sua remoção, como a adsorção. Neste trabalho, casca de arroz tratada (CAT) e cinza da casca de arroz (CCA) foram utilizados como materiais adsorventes para a remoção de íons cobre em efluente sintético. Os espectros de infravermelho para a CAT e para a CCA sugerem a presença de celulose, lignina e hemicelulose e silicatos, respectivamente. Verificou-se que, para a CAT e CCA, a adsorção é favorecida em pHs variando entre 4 a 6, uma vez que pH superiores a 6, tende a formar precipitados insolúveis de cobre, e em pHs muito ácidos, os íons hidrogênio (H+) tendem a competir com o cobre pelo sítio ativo do adsorvente. A cinética predominante ao modelo foi de pseudo-segunda ordem, e o modelo de isoterma de Langmuir. Ademais, a CAT apresentou maior percentual de remoção de cobre, 91,59 1,93%, quando utilizado 5 g.L-1 de adsorvente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The RCA Journal - REVISTA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS in: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca was licensed with a Creative Commons License Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.