Interlocuções teóricas entre empreendedorismo, carreira e aprendizagem

Alexandre Dal Molin Wissmann, Lisiane Quadrado Closs, Amanda Ribeiro da Luz

Resumo


Este ensaio teórico tem como objetivo realizar uma interlocução entre os quadros conceituais de empreendedorismo, carreira e aprendizagem, buscando elementos de contribuição para o estudo da aprendizagem nas construções de carreira de pessoas que possuem suas atividades de trabalho ligadas ao empreendedorismo. Como resultado, por meio da elaboração de uma estrutura teórica, argumentamos que o estudo da aprendizagem a partir das construções de carreira consegue transpor domínios e dominações conceituais ao propor uma reunião entre os elementos de tempo, contexto, indivíduo, relações sociais, experiências e ferramentas, oferecendo uma estrutura flexível e hospitaleira para analisar as dinâmicas de aprendizagem ao longo da trajetória de vida do empreendedor. Por fim, como contribuição aos campos conceituais, entendemos que a estrutura teórica proposta possa ser utilizada como ponto de partida para estudos que tragam em suas bagagens, em conjunto ou de maneira individual, as noções de empreendedorismo, carreira ou aprendizagem.


Palavras-chave


Empreendedorismo, Carreira, Aprendizagem, Ensaio.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v11i3.10042

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