Entre a promoção digital e a impressa: caso de ensino sobre escolhas de marketing educacional.

Autores

  • Cristieli dos Santos Düpont Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Denis Cassiano Braga Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Nádila de Oliveira Konzen Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Willian Fernandes Araújo Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v12i1.10724

Palavras-chave:

Estratégia Promocional, Marketing Educacional, Caso de Ensino em Marketing.

Resumo

O marketing educacional vem ganhando espaço dentro do planejamento das instituições de ensino, junto deste o dilema de promoção digital ou tradicional, o que leva a discussão do caso de ensino abordando as escolhas possíveis no âmbito do marketing direcionado a instituição fictícia denominada ‘Aprendendo Sempre’. Objetiva-se diferenciar os meios de abordagem impresso e digital, especificar se os meios impressos ainda possuem retorno do público alvo, analisar se a contratação de agências externas é o melhor caminho em detrimento do investimento em setor institucional específico de marketing e por fim discutir as mídias digitais e impressas de maior impacto e alcance ao público. As constantes mudanças de cenários e a aceleração que as tecnologias, mídias digitais e redes sociais trazem ao mundo educacional tornam a questão de adaptação fundamental, assim como a circulação entre os diferentes meios de comunicação para atingir os também diferentes tipos de públicos, manter o tradicional é sempre importante, mas pode não ser considerado o fundamental em campanhas de marketing educacional, precisa-se circular e buscar todos os meios possíveis de alcance aos públicos alvos das campanhas de conversão de matrículas. O presente caso de ensino baseado em instituição fictícia tem por objetivo instigar alunos da área de marketing a traçar estratégias de campanhas de marketing tradicionais, digitais e mistas.

Biografia do Autor

Cristieli dos Santos Düpont, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestranda no PPGA da UNISC.

Denis Cassiano Braga, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestrando no PPGA da UNISC.

Nádila de Oliveira Konzen, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestranda no PPGA da UNISC.

Willian Fernandes Araújo, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor. Docente do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor em Administração. Mestre em Administração e Negócios: Marketing. Docente do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

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Publicado

2023-09-27

Edição

Seção

Casos de Ensino