Currículo e vínculos teoria-prática: reflexões no processo ensino-aprendizagem em um curso de graduação em administração

Autores

  • Guilherme Diniz Araújo Universidade Federal da Paraiba
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraiba
  • Thales Batista de Lima Universidade Federal da Paraiba
  • Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo Universidade Federal da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.18316/1247

Palavras-chave:

Reflexão, currículo, ensino-aprendizagem, teoria, prática

Resumo

O contexto educacional nem sempre favorece o amadurecimento do aluno adulto e ainda se percebe a falta de capacidade deles em direcionar seu próprio aprendizado. Tais deficiências são acentuadas pela aplicação de uma estrutura curricular rígida e funcionalista. Este trabalho busca analisar a percepção de discentes do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba sobre os vínculos entre teoria e prática a partir de reflexões sobre a estrutura curricular do curso. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa básica por meio da aplicação de entrevistas com oito estudantes concluintes do curso, os quais já haviam cursado as disciplinas de formação profissional e também haviam desenvolvido atividades de estágio ou participado de atividades extracurriculares como monitoria, iniciação científica ou consultoria júnior, o que poderia desenvolver o pensamento reflexivo a partir do vínculo interdisciplinar e possibilitaria vínculo da teoria discutida por meio das disciplinas curriculares com a prática. Os dados foram analisados a partir de uma análise compreensiva interpretativa. Após análise, conclui-se que alguns fatores limitam as mudanças no currículo, mas salientam a necessidade de reorganizar a estrutura curricular do curso, considerando o olhar do aluno, para promover uma melhor integração e articular a teoria com a prática, por meio de processos de aprendizagem orientados para a ação e o desenvolvimento de competências essenciais para formação profissional do aluno.

Biografia do Autor

Guilherme Diniz Araújo, Universidade Federal da Paraiba

Programa de pós graduação em administração - PPGA/UFPB

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraiba

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA/UFPB

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraiba

Professor da Universidade Federal da Paraiba- Campus IV/ Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA/UFPB

Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo, Universidade Federal da Paraiba

Professora do Departamento de Administração/ Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA/UFPB

Downloads

Publicado

2014-09-30

Edição

Seção

Artigos