Currículo e vínculos teoria-prática: reflexões no processo ensino-aprendizagem em um curso de graduação em administração
DOI:
https://doi.org/10.18316/1247Palavras-chave:
Reflexão, currículo, ensino-aprendizagem, teoria, práticaResumo
O contexto educacional nem sempre favorece o amadurecimento do aluno adulto e ainda se percebe a falta de capacidade deles em direcionar seu próprio aprendizado. Tais deficiências são acentuadas pela aplicação de uma estrutura curricular rígida e funcionalista. Este trabalho busca analisar a percepção de discentes do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba sobre os vínculos entre teoria e prática a partir de reflexões sobre a estrutura curricular do curso. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa básica por meio da aplicação de entrevistas com oito estudantes concluintes do curso, os quais já haviam cursado as disciplinas de formação profissional e também haviam desenvolvido atividades de estágio ou participado de atividades extracurriculares como monitoria, iniciação científica ou consultoria júnior, o que poderia desenvolver o pensamento reflexivo a partir do vínculo interdisciplinar e possibilitaria vínculo da teoria discutida por meio das disciplinas curriculares com a prática. Os dados foram analisados a partir de uma análise compreensiva interpretativa. Após análise, conclui-se que alguns fatores limitam as mudanças no currículo, mas salientam a necessidade de reorganizar a estrutura curricular do curso, considerando o olhar do aluno, para promover uma melhor integração e articular a teoria com a prática, por meio de processos de aprendizagem orientados para a ação e o desenvolvimento de competências essenciais para formação profissional do aluno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.