CURRÍCULO E VÍNCULOS TEORIA-PRÁTICA: REFLEXÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Guilherme Diniz Araújo, Anielson Barbosa da Silva, Thales Batista de Lima, Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo

Resumo


O contexto educacional nem sempre favorece o amadurecimento do aluno adulto e ainda se percebe a falta de capacidade deles em direcionar seu próprio aprendizado. Tais deficiências são acentuadas pela aplicação de uma estrutura curricular rígida e funcionalista. Este trabalho busca analisar a percepção de discentes do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba sobre os vínculos entre teoria e prática a partir de reflexões sobre a estrutura curricular do curso. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa básica por meio da aplicação de entrevistas com oito estudantes concluintes do curso, os quais já haviam cursado as disciplinas de formação profissional e também haviam desenvolvido atividades de estágio ou participado de atividades extracurriculares como monitoria, iniciação científica ou consultoria júnior, o que poderia desenvolver o pensamento reflexivo a partir do vínculo interdisciplinar e possibilitaria vínculo da teoria discutida por meio das disciplinas curriculares com a prática. Os dados foram analisados a partir de uma análise compreensiva interpretativa. Após análise, conclui-se que alguns fatores limitam as mudanças no currículo, mas salientam a necessidade de reorganizar a estrutura curricular do curso, considerando o olhar do aluno, para promover uma melhor integração e articular a teoria com a prática, por meio de processos de aprendizagem orientados para a ação e o desenvolvimento de competências essenciais para formação profissional do aluno.


Palavras-chave


Reflexão; Currículo; Ensino-aprendizagem; Teoria; Prática

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1247

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ISSN: 2316-5537

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