Determinantes do nível de evidenciação de informações voluntárias: estudo em empresas com ações negociadas na BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.18316/1279Palavras-chave:
Informação, mercado de capitais, teoria da divulgaçãoResumo
No mercado de capitais, a informação é insumo necessário para que o investidor possa avaliar seus investimentos. É a informação ampliada (além da obrigatória pela lei) divulgada pela empresa ao investidor, fator determinante para a credibilidade e transparência no processo decisório. O objetivo deste artigo é identificar um conjunto de fatores que discrimina um alto ou baixo nível de divulgação de informações voluntárias pelas empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros do Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, com abordagem quantitativa e orientada pela técnica de análise de regressão logística. Os resultados mostraram que os determinantes rentabilidade e endividamento não apresentaram significância estatística. Os determinantes que apresentaram significância estatística e constituíram o modelo de regressão logística foram o tamanho da empresa, nível de governança corporativa, escolha da empresa de auditoria e internacionalização por meio de American Depositary Receipts (ADR). O modelo mostrou-se com um poder discriminatório de 83,2%.
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