Práticas de responsabilidade social corporativa: a percepção dos colaboradores de uma empresa familiar
DOI:
https://doi.org/10.18316/1287Palavras-chave:
Empresa familiar, responsabilidade social corporativa, éticaResumo
Discussões acerca da responsabilidade social corporativa vêm adquirindo importância em todos os tipos de organizações, incluindo as familiares. O presente trabalho configura-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, realizado em uma empresa familiar que está na quarta geração, atua no ramo de bebidas e situa-se no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade, análise documental e observação participante, a fim de compreender como os valores relativos à Responsabilidade Social Corporativa são percebidos pelos colaboradores e que práticas no cotidiano da organização estudada são elencadas como prioritárias. Os dados coletados foram analisados à luz da análise de conteúdo (BARDIN,1977), apontam que a empresa familiar assume valores ligados à responsabilidade socioambiental, comprometimento e motivação dos colaboradores e ética nos negócios como balizadores de práticas de responsabilidade social corporativa.
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