INFLUÊNCIA DOS FATORES MACROAMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA BRASILEIRA: UM ESTUDO MULTICASO EM SETE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Ricardo Viana Carvalho de Paiva, Danilo de Melo Costa, Francisco Vidal Barbosa, Juliana Maria Magalhães Christino

Resumo


Na última década, grandes transformações puderam ser evidenciadas na educação superior brasileira, principalmente no que diz respeito ao crescimento da participação da iniciativa privada. Como parte desse crescimento, ganha destaque a proliferação de cursos e de faculdades, trazendo consigo a expansão da oferta de vagas, que estimulou o acirramento da competição entre as instituições. A partir de então, o presente artigo propõe-se a realizar um estudo dos fatores macroambientais que influenciam o desempenho das instituições de ensino que o compõem, no sentido de se fornecer dados e informações para a tomada de decisões por parte do governo, mantenedoras e mantidas, e de toda a comunidade acadêmica. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, de caráter qualitativo, por meio de coleta de dados documental, bibliográfica e entrevista com gestores de sete instituições de ensino superior privadas nacionalmente reconhecidas. Os resultados apontaram que há uma forte influência dos fatores
macroambientais nas instituições privadas de ensino superior, que devem então monitorá-los adequadamente. Os gestores demonstraram, por meio de perspectivas e percepções, que tais fatores representam uma importante preocupação para as instituições, responsável por garantir o fracasso ou o sucesso, em um mercado de extrema rivalidade e competição.

Palavras-chave


Competitividade; Fatores Macroambientais; Educação Superior Privada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/1401

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ISSN: 2316-5537

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