Cocriação como proposta para geração de valor: caso da empresa Dental América

Autores

  • Gabriela de Oliveira PUCRS
  • Cláudio Damacena PUCRS
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) & Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

DOI:

https://doi.org/10.18316/1408

Palavras-chave:

Lógica dominante do serviço, cocriação de valor, diferenciação

Resumo

Este estudo buscou a identificação de como micro e pequenas empresas, mesmo diante de suas limitações de recursos financeiros e humanos, podem utilizar cocriação como forma de proposição de valor ao cliente para obter diferenciação e se manterem competitivas no mercado. Trata-se do estudo de caso da empresa Dental América, que atua no fornecimento de produtos ortodônticos. Foram analisadas como referência conceitual a Lógica Dominante do Serviço, a cocriação de valor e como atuam micro e pequenas empresas nesse contexto. Foram realizadas análises observacionais diretas e indiretas da empresa em questão, bem como de dados obtidos em pesquisa de mercado realizada pela Dental América. Foi possível constatar que, embora já realize algumas ações informais que contribuam para cocriação de valor, a empresa em estudo necessita repensar os processos para que a construção de valor compartilhado de fato ocorra. Conclui-se que, à medida que se evolui para uma lógica dominante diferenciada, focada nos bens intangíveis, a cocriação de valor torna-se fundamental para que as empresas se mantenham competitivas.

Biografia do Autor

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) & Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Doutor em Administração. Mestre em Administração e Negócios: Marketing. Docente do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e do Curso de Administração da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

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Publicado

2014-09-30

Edição

Seção

Artigos