Gestão estratégica do ensino superior: a importância do papel desempenhado pelos secretários executivos
DOI:
https://doi.org/10.18316/1684Palavras-chave:
Gestão educacional, instituições de educação superior, secretariado executivoResumo
A pesquisa tipo estudo de caso, qualitativo-quantitativo, problematiza a participação do profissional de secretariado executivo na gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior. Utilizou-se questionário para coleta de dados com profissionais do secretariado executivo e com gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) das 15 instituições do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas do Rio Grande do Sul, Brasil (COMUNG). Para a análise dos dados, recorreu-se à estatística descritiva. Nas perguntas abertas, referentes aos profissionais da área secretarial, foi utilizada análise de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade da participação efetiva do secretariado executivo na gestão estratégica de uma IES. Este novo posicionamento pode indicar um rompimento do pensamento linear, piramidal, que segrega as pessoas em um dos seguintes níveis: operacional, tático e estratégico. O movimento contemporâneo, conforme resultados da pesquisa, indica o secretariado executivo provocando ruptura do nível operacional na busca pelo reconhecimento estratégico, não descuidando de nenhum dos três níveis.
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