Nível de utilização do M-learning (aprendizagem com mobilidade) por alunos de graduação: uma pesquisa Survey

Autores

  • Ticiana Nunes Moscardini Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jefferson Marlon Monticelli Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Marcia Luciana Velloso da Silva Mestranda em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.15.10

Palavras-chave:

Desenvolvimento, aprendizagem, oportunidades

Resumo

M-learning é um processo de aprendizado apoiado pelo uso de tecnologias móveis e sem fio, em que a mobilidade dos aprendizes é o aspecto central. Este artigo buscou identificar se os alunos de graduação de um curso de administração utilizam dispositivos móveis para o seu desenvolvimento, por iniciativa individual ou corporativa. Foi realizada uma pesquisa survey com 141 respondentes. Os resultados mostram que esta utilização ainda está incipiente. Dentre as principais barreiras que dificultam o uso dos dispositivos móveis, foram citadas: indisponibilidade dos serviços, medo de roubo e elevado custo dos equipamentos móveis e da conexão de dados.

Downloads

Publicado

2015-11-20

Edição

Seção

Artigos