Apeando do cavalo: um estudo do arranjo vitivinicultor do município de Encruzilhada do Sul (RS)
DOI:
https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.15Palavras-chave:
Vitivinicultura, arranjos produtivos locais, governançaResumo
Este estudo buscou verificar se o conjunto de empresas vitivinícolas de Encruzilhada do Sul pode ser considerado um Arranjo Produtivo Local (APL). Trata-se de um ramo produtivo em que características naturais da matéria-prima (uvas) são bastante relevantes para que o produto (vinho) seja de qualidade e diferenciado em termos de mercado. Foram avaliados especialmente aspectos de natureza histórica e de proximidade geográfica. O método adotado foi qualitativo, englobando 12 entrevistados – atores que interagem direta ou indiretamente com a produção vitivinícola no município. A partir das entrevistas, foram identificados fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e a competitividade deste arranjo. Os resultados obtidos sugerem que, embora exista um conjunto de atores que possa contribuir para a formação de um APL, com predisposição à cooperação, há carência de um agente integrador e de uma estrutura de governança local que fortaleçam as instituições e que as façam interagir.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.