A GESTÃO DE NEGÓCIOS EM UMA EMPRESA ATACADISTA DO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS PARA O CRESCIMENTO

Ricardo Akihiro Toda, Saulo Barbara de Oliveira, Favio Akiyoshi Toda

Resumo


Este estudo foi realizado em uma empresa atacadista de médio porte do estado do Rio de Janeiro, na qual os principais dirigentes são de origem chinesa. A empresa atua no mercado brasileiro, especialmente no comércio de artigos de utilidades domésticas, eletroportáteis e eletrônicos. O objetivo do estudo foi a elaboração de um plano de recomendações por meio de um diagnóstico organizacional visando à melhoria do desempenho do departamento de compras, embasada na Gestão de Processos ou Business Process Management (BPM). Para isso, recorreu-se ao estudo de caso, de natureza qualitativa, do tipo descritivo, baseado em entrevistas e usando um roteiro semiestruturado, junto aos principais gestores da empresa. As boas vendas e o faturamento crescente anteriormente mascaravam diversos problemas de qualidade e produtividade. O diagnóstico organizacional possibilitou identificar que o principal motivo estava na inexistência de planejamento estratégico e de um modelo de gestão na prática organizacional.  Com a evolução do estudo, verificou-se que a adoção da gestão de processos e a profissionalização da gestão seriam bons caminhos para o alcance dos objetivos, metas e melhoria do desempenho organizacional, o elo da relação entre as estratégias e a efetivação dos resultados desejados.

 


Palavras-chave


Planejamento Estratégico; Gestão de Processo de Compras; BPM; Profissionalização da Gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.16.16

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000