Comprometimento organizacional dos trabalhadores do setor de logística de uma empresa do ramo do varejo

Autores

  • Jéssica Fernanda Nickel Milioni UNIVATES
  • Liciane Diehl UNIVATES, PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.22

Palavras-chave:

Modelo dos três componentes, gestão de pessoas, cultura organizacional

Resumo

Tendo em vista o mercado atual competitivo, é importante que as empresas contem com uma equipe de trabalho comprometida, para que busquem melhorias no seu sistema de gestão e qualificação dos seus serviços. Este estudo objetiva identificar o nível de comprometimento organizacional dos trabalhadores do setor de Logística de uma empresa do ramo do varejo situada no interior do Rio Grande do Sul. Para tanto, buscou-se descrever o perfil dos trabalhadores e as principais características do comprometimento presentes na equipe. O método seguiu caráter exploratório, descritivo e quantitativo, sendo que a coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário dividido em duas partes. A primeira, com questões que buscaram definir o perfil dos participantes e a outra, com base no Modelo de Três Componentes de Meyer e Allen (1997). A análise ocorreu por meio de estatística descritiva simples. Os resultados revelaram que os trabalhadores demonstram estar comprometidos nas três dimensões analisadas: afetiva, normativa e instrumental, destacando-se o comprometimento na dimensão afetiva. Sugere-se que novos estudos envolvam diferentes abordagens e instrumentos desenvolvidos por outros autores, visto que o tema é amplo e complexo.

Biografia do Autor

Jéssica Fernanda Nickel Milioni, UNIVATES

Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIVATES. Atua como Assistente Administrativo na Cooperativa Certel. Endereço:


Liciane Diehl, UNIVATES, PUCRS

Doutoranda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário UNIVATES. Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora e Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário UNIVATES.

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Artigos