COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS TRABALHADORES DO SETOR DE LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA DO RAMO DO VAREJO

Jéssica Fernanda Nickel Milioni, Liciane Diehl

Resumo


Tendo em vista o mercado atual competitivo, é importante que as empresas contem com uma equipe de trabalho comprometida, para que busquem melhorias no seu sistema de gestão e qualificação dos seus serviços. Este estudo objetiva identificar o nível de comprometimento organizacional dos trabalhadores do setor de Logística de uma empresa do ramo do varejo situada no interior do Rio Grande do Sul. Para tanto, buscou-se descrever o perfil dos trabalhadores e as principais características do comprometimento presentes na equipe. O método seguiu caráter exploratório, descritivo e quantitativo, sendo que a coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário dividido em duas partes. A primeira, com questões que buscaram definir o perfil dos participantes e a outra, com base no Modelo de Três Componentes de Meyer e Allen (1997). A análise ocorreu por meio de estatística descritiva simples. Os resultados revelaram que os trabalhadores demonstram estar comprometidos nas três dimensões analisadas: afetiva, normativa e instrumental, destacando-se o comprometimento na dimensão afetiva. Sugere-se que novos estudos envolvam diferentes abordagens e instrumentos desenvolvidos por outros autores, visto que o tema é amplo e complexo.



Palavras-chave


Modelo dos Três Componentes; Gestão de Pessoas; Cultura Organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.16.22

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000