Comprometimento organizacional dos trabalhadores do setor de logística de uma empresa do ramo do varejo
DOI:
https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.22Palavras-chave:
Modelo dos três componentes, gestão de pessoas, cultura organizacionalResumo
Tendo em vista o mercado atual competitivo, é importante que as empresas contem com uma equipe de trabalho comprometida, para que busquem melhorias no seu sistema de gestão e qualificação dos seus serviços. Este estudo objetiva identificar o nível de comprometimento organizacional dos trabalhadores do setor de Logística de uma empresa do ramo do varejo situada no interior do Rio Grande do Sul. Para tanto, buscou-se descrever o perfil dos trabalhadores e as principais características do comprometimento presentes na equipe. O método seguiu caráter exploratório, descritivo e quantitativo, sendo que a coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário dividido em duas partes. A primeira, com questões que buscaram definir o perfil dos participantes e a outra, com base no Modelo de Três Componentes de Meyer e Allen (1997). A análise ocorreu por meio de estatística descritiva simples. Os resultados revelaram que os trabalhadores demonstram estar comprometidos nas três dimensões analisadas: afetiva, normativa e instrumental, destacando-se o comprometimento na dimensão afetiva. Sugere-se que novos estudos envolvam diferentes abordagens e instrumentos desenvolvidos por outros autores, visto que o tema é amplo e complexo.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.