O comércio C2C nas redes sociais: uma análise de grupos no Facebook

Autores

  • Vivian Helena Kohn Centro Universitário La Salle
  • Alexandra Jochims Kruel Centro Universitário La Salle Grupo Hospitalar Conceição/Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.25

Palavras-chave:

Comércio social, comércio eletrônico, Consumer-to-Consumer

Resumo

A Internet vem modificando as relações sociais e comerciais ao longo do tempo, tal como o nascimento do comércio eletrônico, sendo responsável pelo surgimento de novos modelos de negócios, bem como de compradores e empreendedores. Esta  mudança tem sido consolidada através das mídias sociais, em que as pessoas têm se utilizado das redes de relacionamento não apenas para suprir a necessidade de se relacionar pessoalmente, mas também para comprar, vender e trocar produtos numa velocidade nunca antes vista na história da web. Este estudo tem como objetivo analisar de que maneira ocorrem as transações comerciais no espaço das mídias sociais em nove grupos de venda e troca entre membros do Rio Grande do Sul, especialmente da região da cidade de Canoas/RS e arredores, no ambiente do Facebook. A pesquisa tem caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa e como método a análise de conteúdo. O levantamento de dados foi realizado através de observação participante e análise documental de artigos, periódicos e reportagens referentes ao assunto. Chegou-se a dez categorias temáticas, que revelam aspectos subjetivos e objetivos deste tipo de comércio.

 

Biografia do Autor

Vivian Helena Kohn, Centro Universitário La Salle

Bacharel em Administração.

Alexandra Jochims Kruel, Centro Universitário La Salle Grupo Hospitalar Conceição/Ministério da Saúde

Doutora em Administração.

Referências

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Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Artigos