Análise das motivações e influências ambientais na realização de investimentos externos diretos de empresas alemãs no Brasil

Autores

  • Moema Pereira Nunes Universidade Feevale
  • Henrique Schaedler Kuntzler
  • Fernanda Kalil Steinbruch

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i1.3142

Palavras-chave:

Internacionalização, investimento externo direto, Alemanha

Resumo

O movimento das multinacionais para a internacionalização foi percebido como um processo de avanço das estratégias empresariais de globalização e competição nos mercados. Tendo em vista a representatividade do Brasil como ambiente de atração de investimentos de empresas alemãs e sua participação no ambiente de negócios brasileiro, é relevante compreender de que forma o contexto local influencia o processo de internacionalização. Este artigo investiga as motivações das empresas alemãs para a realização de Investimento Externo Direto (IED) no Brasil e as influências do contexto local neste processo de internacionalização. Através de uma pesquisa qualitativa exploratória, o processo de internacionalização de cinco multinacionais alemãs foi investigado. Verificou-se que a convergência de interesses dos países tem motivado e influenciado a realização de IEDs. O governo alemão forneceu incentivos para a internacionalização de empresas, ao passo que o mercado brasileiro apresentava potencial de crescimento e atraentes características sociais, culturais e tecnológicas para o investimento. Este processo sofre mais influências de fatores associados ao ambiente germânico, ou mesmo global, do que do ambiente brasileiro, muito embora as motivações para o início do IED sejam influenciadas em grande parte pelas características do mercado brasileiro.

Biografia do Autor

Moema Pereira Nunes, Universidade Feevale

Doutora em Administração

Professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Universidade Feevale

Henrique Schaedler Kuntzler

Bacharel em Administração de Empresas

Fernanda Kalil Steinbruch

Mestre em Administração

Bacharel em Administração de Empresas

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Publicado

2017-03-13

Edição

Seção

Artigos