Análise das motivações e influências ambientais na realização de investimentos externos diretos de empresas alemãs no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v6i1.3142Palavras-chave:
Internacionalização, investimento externo direto, AlemanhaResumo
O movimento das multinacionais para a internacionalização foi percebido como um processo de avanço das estratégias empresariais de globalização e competição nos mercados. Tendo em vista a representatividade do Brasil como ambiente de atração de investimentos de empresas alemãs e sua participação no ambiente de negócios brasileiro, é relevante compreender de que forma o contexto local influencia o processo de internacionalização. Este artigo investiga as motivações das empresas alemãs para a realização de Investimento Externo Direto (IED) no Brasil e as influências do contexto local neste processo de internacionalização. Através de uma pesquisa qualitativa exploratória, o processo de internacionalização de cinco multinacionais alemãs foi investigado. Verificou-se que a convergência de interesses dos países tem motivado e influenciado a realização de IEDs. O governo alemão forneceu incentivos para a internacionalização de empresas, ao passo que o mercado brasileiro apresentava potencial de crescimento e atraentes características sociais, culturais e tecnológicas para o investimento. Este processo sofre mais influências de fatores associados ao ambiente germânico, ou mesmo global, do que do ambiente brasileiro, muito embora as motivações para o início do IED sejam influenciadas em grande parte pelas características do mercado brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.