Proposta de um modelo de gestão da inovação para redes horizontais de empresas
DOI:
https://doi.org/10.18316/418Palavras-chave:
Redes de empresas, inovação, gestão da inovaçãoResumo
Tomando como pressuposto que a inovação é um requisito fundamental tanto para empresas individuais quanto para redes de empresas, este artigo propõe um modelo de gestão da inovação para redes horizontais de empresas. As redes possuem características que as tornam mais complexas que as tradicionais organizações hierárquicas, devido ao número de atores envolvidos, a necessidade de manter um ambiente de relacionamentos saudáveis, a dispersão geográfica dos participantes e a gestão compartilhada. Por outro lado, a existência de empresas e empresários com perfis e experiências diferentes em uma mesma rede aumenta a possibilidade de compartilhar conhecimentos e gerar inovações. A contribuição do artigo está em propor um modelo de gestão da inovação adequado às características das redes horizontais de empresas, capaz de estimular a geração e introdução de inovações nas empresas da rede.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.