“Compro, vendo e troco”: o consumo em grupos de comércio informal nas redes sociais virtuais

Autores

  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elton Rodolfo Assunção da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Vicente Sales Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i3.4271

Palavras-chave:

Consumo online, redes sociais virtuais, consumer-to-consumer

Resumo

A facilidade de acesso e interação a partir da web 2.0 potencializou o avanço de novas formas de transações comerciais no ambiente virtual, principalmente, a partir do surgimento de grupos de compras, vendas e trocas nas redes sociais virtuais. O objetivo desta pesquisa é verificar aspectos deste novo comportamento de consumo nos grupos de transações comerciais entre consumidores finais (consumer-to-consumer). Para tanto, foi realizada uma coleta de dados a partir do método survey, por questionário online, com 354 respondentes de 22 unidades federativas do Brasil. A análise foi feita com a utilização de estatísticas descritivas e teste de hipóteses. Os resultados apontaram que existem divergências significativas quanto ao perfil dos consumidores C2C nas redes sociais no que diz respeito ao sexo, faixa etária e grau de escolaridade, quando comparado ao perfil dos consumidores online descrito na literatura. Porém não foram identificadas divergências significativas em variáveis que apresentam influência na decisão de compra, tais como preço, variedade de produtos, qualidade, condições de pagamento, prazos de entrega e segurança, por exemplo, entre os recortes amostrais realizados, revelando, assim, que este tipo de comércio pode ser uma janela de novas oportunidades para negócios.

 

Biografia do Autor

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração (UFSC), Mestre em Administração (UFPE), Especialista em Gestão Pública (IFPE), Bacharel em Administração (UFPE).

 

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Endereço Postal: Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-900.

E-mail: sousajunioreu@hotmail.com

Elton Rodolfo Assunção da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração (UFPE).

Francisco Vicente Sales Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração (UFPE). Professor do Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos