A responsabilidade social corporativa analisada em Exame.com

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i2.4389

Palavras-chave:

Responsabilidade social corporativa, Iramuteq, mídia

Resumo

Seja pela relevância acadêmica, seja pela publicidade resultante para as empresas, a responsabilidade social corporativa (RSC) está em evidência. O presente artigo tem como objetivo analisar como a RSC é abordada nas reportagens de um site especializado em negócios, uma vez que reportagens desta natureza costumam influenciar gestores na tomada de decisão. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, que utilizou as reportagens sobre o tema RSC, divulgadas ao público no acervo digital do site Exame.com. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ e analisados através da técnica Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados foram categorizados em quatro classes de conteúdos: (a) interesse econômico das empresas e as práticas de cidadania empresarial; (b) influência dos stakeholders nas ações empresariais; (c) a RSC como um instrumento de marketing e (d) sustentabilidade, meio ambiente e impacto social relacionados àss teorias de RSC segundo Garriga e Melé (2004). A análise dos dados mostra que as classes 1, 2 e 3 correspondem a 73,3% das reportagens, demonstraram ações de RSC voltadas às estratégias de negócios para as empresas. Já na classe 4, 26,7% das reportagens foram voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, dissociando a relação ética da econômica.

Biografia do Autor

Fabrício Martins Carvalho da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense, Mestrando em Administração pela Universidade Federal Fluminense - PPGA.

 

Mestrando em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Endereço Postal: Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Bloco A, Sala 218, Aterrado, Volta Redonda, R.J., CEP.:27.213-415.

E-mail: fabriciocarvalho@id.uff.br

Júlio Cesar Andrade de Abreu

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Edição

Seção

Artigos