Valores pessoais, valores organizacionais e ambiente: uma revisão teórica
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v7i2.4415Palavras-chave:
Valores humanos, valores organizacionais, gestão ambientalResumo
O estudo dos valores humanos não é recente. No entanto, a análise de seu possível impacto nos processos de mudança para a gestão ambiental trata de um assunto que merece ser aprofundado. Como os valores individuais e/ou organizacionais podem impactar os processos de gestão ambiental? Para discutir essa questão, por meio de uma revisão teórica, podemos citar as teorias de valor das tradições sociológica, psicológica, transcultural e organizacional. Este artigo tentará apresentar uma revisão teórica sobre o tema dos valores humanos a partir da psicologia organizacional e social, tratando também da dimensão individual e social. Será apresentado o modelo de valores humanos de Schwartz, do ponto de vista individual, suas aplicações no campo organizacional e os instrumentos para medir essas variáveis. Além disso, será apresentada uma revisão dos principais estudos empíricos que tentaram demonstrar as relações entre valores individuais e comportamentos em relação ao meio ambiente. Por fim, a partir da dimensão organizacional, esclareceremos brevemente a teoria da gestão por valores (DpV).Downloads
Publicado
2018-08-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.