Inovação de processo e vantagem competitiva: uma revisão sistemática

Autores

  • Eliana Andréa Severo Universidade Potiguar (UNP)
  • Vanessa Faedo Serafin Faculdade Meridional (IMED).
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Potiguar (UnP).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i2.4537

Palavras-chave:

Inovação de processo, vantagem competitiva, base de dados Scopus

Resumo

A inovação de processo visa à melhoria da competitividade e manutenção das organizações no mercado globalizado. O campo organizacional é vasto, complexo e dinâmico, representando, assim, para profissionais e pesquisadores, um contexto de diversidade, mas também, de problemáticas. Dentre as tantas, algumas de fundo teórico; outras, prático, identificam-se as especificidades da relação entre inovação e vantagem competitiva. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a inovação de processo e a vantagem competitiva, por meio de uma pesquisa sistemática na base de dados Scopus. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os resultados destacam que a inovação de processo é direcionada, em especial, aos processos produtivos e aos processos de gestão, bem como a vantagem competitiva é a capacidade de usar recursos internos da empresa, os quais podem ser originados dos processos de aprendizagem, conhecimentos, capacidades dinâmicas e recursos humanos. Tais pontos podem ser representados, no entanto, em distintos vieses, por exemplo, no ganho de performance pela empresa, representado pelo incremento do marketing, aumento da carteira de clientes, prospecção de novos relacionamentos ou adoção de canais de comunicação originais, entre outros ativos intangíveis.

Biografia do Autor

Eliana Andréa Severo, Universidade Potiguar (UNP)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Experiência na área de Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Empreendedorismo. Professora do PPGA da Universidade Potiguar (UNP).

Vanessa Faedo Serafin, Faculdade Meridional (IMED).

Mestre em Administrção pela Faculdade Meridional (IMED). Graduação em Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Potiguar (UnP).

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Professor do PPGA da Universidade Potiguar (UNP).

Downloads

Publicado

2018-08-10

Edição

Seção

Artigos