Estar presente ou estar no virtual? O uso de mídias sociais digitais para tomada de decisão sobre investimentos

Autores

  • Ronalty Oliveira Rocha Universidade Federal de Sergipe
  • Elisa Akemi Nagatani Universidade Federal de Sergipe
  • Caroline Oliveira Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Jefferson David Araújo Sales Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4640

Palavras-chave:

Mídias sociais digitais, WhatsApp, quase-experimento

Resumo

Diante da atual tendência comunicacional nas organizações, este trabalho buscou analisar as diferenças existentes entre o processo decisório tradicional (presencial) e o processo decisório mediado por redes sociais digitais, especificamente pelo aplicativo WhatsApp. A estratégia de investigação eleita para esta pesquisa foi o quase-experimento, em que estudantes membros de uma empresa júnior de administração foram divididos em dois grupos para simular uma decisão sobre investimentos. O primeiro fez uso de um processo convencional, com uma reunião presencial, e o segundo teve sua tomada de decisão suportada exclusivamente pela mídia social digital, o WhatsApp. Os dados foram coletados pela observação direta e preenchimento de relatórios de investimentos, ambos estruturados, e tratados com análises descritivas, que posteriormente foram comparados com literatura. Os resultados demonstraram que o uso da ferramenta virtual traz incrementos ao processo decisório, proporcionando maior foco, concentração e emprego de um grupo maior de critérios para a tomada de decisão, quando comparado ao processo presencial convencional. No entanto, a maior interação entre os participantes e a busca por fontes externas de informação, para dar suporte à decisão, ainda foram observadas de forma mais evidente no processo decisório convencional.

Biografia do Autor

Ronalty Oliveira Rocha, Universidade Federal de Sergipe

Ronalty Oliveira Rocha – Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como professor do departamento de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU – Aracaju). Endereço postal: Av. Augusto Franco, 2340 - Siqueira Campos, CEP 49075-470, Aracaju/SE.

E-mail: ronaltyrocha@gmail.com

 

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe

Elisa Akemi Nagatani, Universidade Federal de Sergipe

Elisa Akemi Nagatani – Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como analista de planejamento e orçamento do Ministério da Economia.


Caroline Oliveira Melo, Universidade Federal de Sergipe

Caroline Oliveira Melo - Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Atua como secretária executiva no Instituto Federal de Sergipe.

Jefferson David Araújo Sales, Universidade Federal de Sergipe

Jefferson David Araújo Sales – Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco). Atua como professor do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

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Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos