Estar presente ou estar no virtual? O uso de mídias sociais digitais para tomada de decisão sobre investimentos

Ronalty Oliveira Rocha, Elisa Akemi Nagatani, Caroline Oliveira Melo, Jefferson David Araújo Sales

Resumo


Diante da atual tendência comunicacional nas organizações, este trabalho buscou analisar as diferenças existentes entre o processo decisório tradicional (presencial) e o processo decisório mediado por redes sociais digitais, especificamente pelo aplicativo WhatsApp. A estratégia de investigação eleita para esta pesquisa foi o quase-experimento, em que estudantes membros de uma empresa júnior de administração foram divididos em dois grupos para simular uma decisão sobre investimentos. O primeiro fez uso de um processo convencional, com uma reunião presencial, e o segundo teve sua tomada de decisão suportada exclusivamente pela mídia social digital, o WhatsApp. Os dados foram coletados pela observação direta e preenchimento de relatórios de investimentos, ambos estruturados, e tratados com análises descritivas, que posteriormente foram comparados com literatura. Os resultados demonstraram que o uso da ferramenta virtual traz incrementos ao processo decisório, proporcionando maior foco, concentração e emprego de um grupo maior de critérios para a tomada de decisão, quando comparado ao processo presencial convencional. No entanto, a maior interação entre os participantes e a busca por fontes externas de informação, para dar suporte à decisão, ainda foram observadas de forma mais evidente no processo decisório convencional.


Palavras-chave


Mídias sociais digitais; WhatsApp; Quase-experimento.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v8i1.4640

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ISSN: 2316-5537

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