Psicologia ambiental e gestão ambiental: reflexões teóricas para compreender a possível integração entre áreas

Autores

  • Camila Bolzan de Campos
  • Fernanda Fernandes Gurgel Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.18316/566

Palavras-chave:

Relações pessoa-ambiente, psicologia ambiental, gestão ambiental, organizações

Resumo

A partir da década de 70, diversas áreas do conhecimento iniciam seu interesse pelo estudo das questões ambientais. A psicologia passa a investigar os aspectos humanos relacionados aos problemas ambientais, visto que muitos deles são, na verdade, problemas humano-ambientais. Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão teórica das contribuições da Psicologia para a temática ambiental, mais especificamente sobre o aporte da Psicologia Ambiental no contexto das organizações de trabalho e na adoção dos Sistemas de Gestão Ambiental. A relevância desta discussão vai ao encontro da reflexão sobre a implantação das práticas de Gestão Ambiental nas organizações e a necessidade de mudanças de comportamentos em seu interior. Além disso, destaca-se o surgimento de um novo posicionamento da administração e dos trabalhadores no que se refere às questões ambientais. A psicologia ambiental, considerada uma subdisciplina da Psicologia Social, com o seu conhecimento aplicado e corpo teórico consolidado, apresenta-se como uma possibilidade interdisciplinar de pesquisa e de atuação profissional.

Biografia do Autor

Camila Bolzan de Campos

Doutora em Psicologia Social pela Universitat de Barcelona, pesquisadora associada ao grupo de pesquisa Psicologia Social, Identidades e Narrativas (PUCRS).

Fernanda Fernandes Gurgel, Universidade Potiguar

Doutora em Psicologia Social pela UFRN/UFPB, Professora do Mestrado em Administração da Universidade Potiguar, pesquisadora associada ao grupo de pesquisa Inter-ação Pessoa-Ambiente (UFRN).

Downloads

Publicado

2012-09-28

Edição

Seção

Artigos