Psicologia ambiental e gestão ambiental: reflexões teóricas para compreender a possível integração entre áreas
DOI:
https://doi.org/10.18316/566Palavras-chave:
Relações pessoa-ambiente, psicologia ambiental, gestão ambiental, organizaçõesResumo
A partir da década de 70, diversas áreas do conhecimento iniciam seu interesse pelo estudo das questões ambientais. A psicologia passa a investigar os aspectos humanos relacionados aos problemas ambientais, visto que muitos deles são, na verdade, problemas humano-ambientais. Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão teórica das contribuições da Psicologia para a temática ambiental, mais especificamente sobre o aporte da Psicologia Ambiental no contexto das organizações de trabalho e na adoção dos Sistemas de Gestão Ambiental. A relevância desta discussão vai ao encontro da reflexão sobre a implantação das práticas de Gestão Ambiental nas organizações e a necessidade de mudanças de comportamentos em seu interior. Além disso, destaca-se o surgimento de um novo posicionamento da administração e dos trabalhadores no que se refere às questões ambientais. A psicologia ambiental, considerada uma subdisciplina da Psicologia Social, com o seu conhecimento aplicado e corpo teórico consolidado, apresenta-se como uma possibilidade interdisciplinar de pesquisa e de atuação profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.