O dilema de Achilles: desafios e barreiras no crescimento da pequena empresa

Autores

  • Rosana da Rosa Portella Tondolo Centro Universitário La Salle - Canoas
  • Manuela Rosing Agostini IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/628

Palavras-chave:

Crise do crescimento, competências gerenciais, pequena empresa

Resumo

A empresa Olympus é uma indústria de pequeno-porte que atua no segmento de embalagens de madeira, fabricando pallets e caixas, as quais são utilizadas principalmente por empresas do setor metal-mecânico. Achilles Delfos proprietário da empresa Olympus, desde sua fundação, em 1987, vislumbrava o crescimento e a credibilidade que sua empresa estava conquistando no mercado. Entretanto, essa estabilidade foi rompida no momento em que a estrutura ampliou-se e Achilles passou a não ter controle total das atividades realizadas na organização. Em 2006, Achilles percebeu que sua empresa havia crescido de forma desordenada e que a mudança era inevitável. Este caso de ensino propõe uma reflexão sobre os problemas vivenciados pela organização por meio das seguintes abordagens teóricas: crise do crescimento e mudança organizacional, estratégias genéricas e competências gerenciais. O objetivo de aprendizagem deste caso consiste em permitir aos alunos observar a crise do crescimento e a mudança organizacional vivenciadas pela empresa, refletir sobre as dificuldades encontradas pelas organizações para definir uma estratégia, bem como sobre a importância das competências gerenciais nesse contexto. O caso foi elaborado para utilização em disciplinas de estratégia, estudos organizacionais e gestão organizacional, preferencialmente em cursos de graduação.

Referências

ADLER, M.; QUINTELA, R. H. Competências Gerenciais: Necessidades regionais brasileiras comparadas a tendências internacionais. Disponível em: <http://www.fgvsp.br/iberoamerican/Papers/0284_IAM%20-%20Paper3r.pdf >. Acesso em: 02 jun. 2008.

BRESSAN, C. L. Mudança organizacional: uma visão gerencial. Disponível em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/art_cie/art_25.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2008.

PORTER, Michael E.. Vantagem competitiva. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

VASCONCELLOS, E.; HEMSLEY, J. R. Estrutura das organizações: estruturas tradicionais, estruturas para inovação, estrutura matricial. 4. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Casos de Ensino