O DILEMA DE ACHILLES: DESAFIOS E BARREIRAS NO CRESCIMENTO DA PEQUENA EMPRESA

Rosana da Rosa Portella Tondolo, Manuela Rosing Agostini

Resumo


A empresa Olympus é uma indústria de pequeno-porte que atua no segmento de embalagens de madeira, fabricando pallets e caixas, as quais são utilizadas principalmente por empresas do setor metal-mecânico. Achilles Delfos proprietário da empresa Olympus, desde sua fundação, em 1987, vislumbrava o crescimento e a credibilidade que sua empresa estava conquistando no mercado. Entretanto, essa estabilidade foi rompida no momento em que a estrutura ampliou-se e Achilles passou a não ter controle total das atividades realizadas na organização. Em 2006, Achilles percebeu que sua empresa havia crescido de forma desordenada e que a mudança era inevitável. Este caso de ensino propõe uma reflexão sobre os problemas vivenciados pela organização por meio das seguintes abordagens teóricas: crise do crescimento e mudança organizacional, estratégias genéricas e competências gerenciais. O objetivo de aprendizagem deste caso consiste em permitir aos alunos observar a crise do crescimento e a mudança organizacional vivenciadas pela empresa, refletir sobre as dificuldades encontradas pelas organizações para definir uma estratégia, bem como sobre a importância das competências gerenciais nesse contexto. O caso foi elaborado para utilização em disciplinas de estratégia, estudos organizacionais e gestão organizacional, preferencialmente em cursos de graduação.


Palavras-chave


Crise do Crescimento; Competências Gerenciais; Pequena Empresa

Texto completo:

PDF

Referências


ADLER, M.; QUINTELA, R. H. Competências Gerenciais: Necessidades regionais brasileiras comparadas a tendências internacionais. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2008.

BRESSAN, C. L. Mudança organizacional: uma visão gerencial. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2008.

PORTER, Michael E.. Vantagem competitiva. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

VASCONCELLOS, E.; HEMSLEY, J. R. Estrutura das organizações: estruturas tradicionais, estruturas para inovação, estrutura matricial. 4. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/628

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000