Análise do desempenho econômico-financeiro de três empresas de capital aberto do setor de construção civil (2009-2018)

Autores

  • Giovanna Cardoso Teixeira de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Elis Regina de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Geovane Camilo dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás/Universidade Federal de Uberlândia
  • Elcio Dihl de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Antônio Torquato da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6510

Palavras-chave:

Segmento de incorporações, indicadores, recessão econômica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o desempenho econômico-financeiro das três maiores empresas de capital aberto do segmento de Incorporações, mediante os indicadores de liquidez (imediata e corrente), endividamento (curto prazo e participação de capital de terceiros), lucratividade (Margem Ebitda) e rentabilidade (Retorno sobre o Patrimônio Líquido), em dois períodos (2009 a 2013 e 2014 a 2018), avaliando o impacto da recessão econômica a partir de 2014. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva e documental. As empresas escolhidas foram as três primeiras do ranking da Inteligência Empresarial da Construção (2016): MRV Engenharia, Direcional Engenharia e Cyrela Brazil Realty. Os dados foram coletados na [B]3 – Brasil, Bolsa e Balcão tratados pelo software Stata, com aplicação dos testes de Wilcoxon (comparação dos resultados antes e após a recessão econômica) e Kruskal-Wallis (comparação do desempenho entre as empresas). Os resultados revelaram influência significativa do período de recessão econômica, com redução do índice endividamento em curto prazo (MRV e Direcional), aumento da captação de recursos de terceiros (Direcional e Cyrela), redução da Margem Ebitda (MRV) e rentabilidade (Cyrela). Ainda, constataram-se diferenças significativas entre as empresas para os indicadores de liquidez e endividamento.

Biografia do Autor

Giovanna Cardoso Teixeira de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atua como auxiliar contábil.

Elis Regina de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Ciências Ambientais (UFG-2017). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Goiás (2006), MBA em Gestão Atuarial pela USP (2000), Especialização em Docência Universitária pela PUC Goiás (1998), graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e graduação em Ciências Econômicas pela PUC Goiás (1990). Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e funcionária do Banco do Brasil, licenciada desde 2005. Tem experiência na área de Previdência, com ênfase em cálculos atuariais, e em Agronegócio, na área de concentração de Gestão, Coordenação e Competitividade dos Sistemas Agroindustriais. Funções exercidas: Coordenadora de RH da PUC Goiás, Supervisora de Cursos de Especialização, Assessora da Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu e Comissão Auxiliar do Curso de Ciências Contábeis. Funções atuais: professora das disciplinas de Análise Atuarial, TCC-II, Teoria Econômica, Microeconomia e Matemática Financeira e membro do Núcleo Docente Estruturante.

 

Geovane Camilo dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás/Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Planejamento e Gestão Tributária pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Bolsista CNPQ - Doutorado em Ciências Contábeis - UFU. Professor Auxiliar na Pontifícia Universidade Católica de Goias (PUC Goiás). Contato: e-mail: geovane_camilo@yahoo.com.br

Elcio Dihl de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004) e pós-graduação em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008). Atualmente é professor da titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Antônio Torquato da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1977) e mestrado pela Universidade Federeal de Santa Catarina (2003). Professor Assistente 3 da PUC Goiás. Ministra as disciplinas de Perícia Contábil, Contabilidade Gerencial, Ética Profissional e Legislação Aplicada e Estrutura e Análise de Custos. Atua nos cursos de graduação em Engenharia, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Atuou como Vice Presidente de Controle Interno do CRC-GO. Atualmente Vice Presidente da Associação de Peritos Contábeis do Estado de Goiás.

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos