Supermercados Carol: dilema entre poder de compra e competitividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i3.6666

Palavras-chave:

Competitividade, gestão de estoques, poder de compra

Resumo

Este caso para ensino relata como a mudança no poder de compra dos Supermercados Carol, de Santa Catarina, serviu para proporcionar crescimento e gerar competitividade, por meio de uma política de negociação e uma gestão de estoque eficazes. O poder de compra, no primeiro momento, trouxe algumas preocupações. A empresa encontrou barreiras de crescimento que exigiram a abertura de uma filial. As transações de compras continuaram crescendo e a abertura de um depósito central também se tornou uma ferramenta necessária e eficaz para melhorar a gestão de estoques. Espera-se que, após as discussões, os alunos sejam capazes de compreender as estratégias de compra como diferencial competitivo no mercado varejista, o que proporciona crescimento e gera competitividade. Como resultados, o caso de ensino é um instrumento para demonstrar como a implantação de estratégias eficazes de compra torna-se um diferencial competitivo no mercado varejista. Esta implantação, por consequência, reposicionou a empresa frente à concorrência. Por outro lado, a plena administração dos estoques, dos canais de marketing e dos pontos de contato com o consumidor atuam e fortalecem o poder de compra de uma empresa.

Biografia do Autor

Junior Lemos de Jesus, Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM

Bacharel em Administração pelo Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM

Lucas Marchi, Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM

Bacharel em Administração pelo Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM

Jailson Lana, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutorando em Administração e Professor do Ensino Superior na UNIVALI.

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. 

Raul Beal Partyka, FGV EAESP

Doutorando em Administração de Empresas pela FGV EAESP

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. 

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Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Casos de Ensino