Desenvolvimento de plano de comunicação integrada de marketing para um salão de beleza

Eduardo Roque Mangini, Alessandra Fernandes Cezar Mangini, Tatiana Ferrara Barros

Resumo


 O objetivo deste artigo tecnológico consistiu no desenvolvimento e aplicação de Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para pequena empresa prestadora de serviços de beleza e estética. O método empregado foi de natureza qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Com o desenvolvimento e aplicação do plano de CIM foi possível verificar aumento da base de clientes, com aumento do faturamento e melhoria do comprometimento organizacional dos funcionários. Outro resultado foi o aumento do conhecimento da marca pelos clientes potenciais a partir da revitalização da marca. Ressalta-se a importância do plano de CIM como potencializador sinérgico das diversas áreas da empresa bem como o fortalecimento do relacionamento da empresa com o público alvo, e melhoria do fluxo de trabalho e do controle financeiro. O estudo propiciou o uso do Service Blueprint como ferramenta de diagnóstico para o desenvolvimento das ações planejadas e empregadas no plano de CIM.


Palavras-chave


Marketing; Microempresa; Comunicação.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6781

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ISSN: 2316-5537

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