Desenvolvimento de plano de comunicação integrada de marketing para um salão de beleza

Autores

  • Eduardo Roque Mangini Instituto Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-8363-9226
  • Alessandra Fernandes Cezar Mangini Universidade de Sorocaba
  • Tatiana Ferrara Barros Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6781

Palavras-chave:

Marketing, microempresa, comunicação

Resumo

 O objetivo deste artigo tecnológico consistiu no desenvolvimento e aplicação de Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para pequena empresa prestadora de serviços de beleza e estética. O método empregado foi de natureza qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Com o desenvolvimento e aplicação do plano de CIM foi possível verificar aumento da base de clientes, com aumento do faturamento e melhoria do comprometimento organizacional dos funcionários. Outro resultado foi o aumento do conhecimento da marca pelos clientes potenciais a partir da revitalização da marca. Ressalta-se a importância do plano de CIM como potencializador sinérgico das diversas áreas da empresa bem como o fortalecimento do relacionamento da empresa com o público alvo, e melhoria do fluxo de trabalho e do controle financeiro. O estudo propiciou o uso do Service Blueprint como ferramenta de diagnóstico para o desenvolvimento das ações planejadas e empregadas no plano de CIM.

Biografia do Autor

Eduardo Roque Mangini, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), câmpus São Roque.

Endereço Postal: Rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100 - Paisagem Colonial - São Roque - SP - CEP 18145-090. E-mail: eduardo.mangini@uol.com.br.

Alessandra Fernandes Cezar Mangini, Universidade de Sorocaba

Graduada em Administração pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Consultora de Negócios

 

Tatiana Ferrara Barros, Universidade Nove de Julho

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista (UNIP). Professora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

 

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos