A inserção de servidores com deficiência em duas universidades federais catarinenses

Autores

  • Gabriela Perito Deitos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Pereira Ocampo Moré Universidade do Vale do Itajaí. Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i3.7427

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, reserva de vagas, Universidade Federal

Resumo

Este estudo trata sobre o estímulo à inclusão social, sob a ótica da inserção das pessoas com deficiência (PCDs) nos quadros de pessoal de instituições públicas. Nesse cenário, o artigo tem como objetivo analisar comparativamente como está estruturada a política de reserva de vagas nas duas universidades federais catarinenses. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, realizada por meio da análise documental da legislação, dos editais de concursos públicos e das relações de candidatos nomeados em cada certame. Os resultados obtidos demonstraram diferença no percentual destinado à reserva, que na UFSC aplica-se o máximo legal permitido de 20% e, na UFFS, o mínimo de 5%. A primeira aplica a porcentagem considerando o número total de vagas disponíveis no edital e, a segunda, calcula de acordo com o número de vagas disponíveis em cada cargo/especialidade/localidade. Constatou-se que a UFFS está em desacordo com a legislação, acarretando a diminuição da oferta de vagas reservadas e, consequentemente, de nomeação de candidatos com deficiência. Não há, porém, como afirmar que a inserção dessas pessoas torna a instituição inclusiva, mas o indicativo de ter mais PCDs inseridas na comunidade universitária é um fator impulsionador de transformações benéficas.

Biografia do Autor

Gabriela Perito Deitos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do programa de pós Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina

Rafael Pereira Ocampo Moré, Universidade do Vale do Itajaí. Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do programa de pós Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Artigos