Cocriação de valor no varejo: caso de ensino no relacionamento entre pequenas empresas e seus clientes
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i2.7468Palavras-chave:
Cocriação de valor, pequenas empresas, caso de ensinoResumo
O presente caso de ensino tem por objetivo analisar como ocorrem práticas de cocriação de valor no varejo de pequenos negócios. O foco do estudo é orientado para a relação entre a empresa e seus clientes, com o objetivo de identificar e entender as contribuições da cocriação no processo. O caso de ensino conta com a situação de duas empresas reais, localizadas no interior do Rio Grande do Sul, que voluntariamente aderiram a proposta do estudo e não apenas permitiram como identificaram valor na divulgação dos seus casos. O caso de ensino é apresentado no documento, seguido das questões para discussão. As questões propostas são tratadas com alternativas de respostas, bem como orientação para sua aplicação é disponibilizada aos leitores.Referências
AAKER, D. A. Marcas - Brand Equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócio, 1998.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing: a Bíblia do Marketing. São Paulo: Atlas, 2012.
LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. Service-Dominant Logic: reactions, reflection and refinements. Marketing Theory, v. 6, n. 3, p. 281-288, 2006.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. O Futuro da Competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
RAMASWAMY, V.; GOUILLART, F. J. The Power of Co-creation: build it with them to boost growth, productivity, and profits. USA: Free Press, 2020.
RAMASWAMY, V.; OZCAN, K. Strategy and co-creation thinking. Strategy & Leadership, v. 41, n. 6, p. 5-10, 2013.
SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.