Cocriação de valor no varejo: caso de ensino no relacionamento entre pequenas empresas e seus clientes

Fátima Gilvandra Rodrigues, Talita Andressa Wagner, Flávio Régio Brambilla

Resumo


O presente caso de ensino tem por objetivo analisar como ocorrem práticas de cocriação de valor no varejo de pequenos negócios. O foco do estudo é orientado para a relação entre a empresa e seus clientes, com o objetivo de identificar e entender as contribuições da cocriação no processo. O caso de ensino conta com a situação de duas empresas reais, localizadas no interior do Rio Grande do Sul, que voluntariamente aderiram a proposta do estudo e não apenas permitiram como identificaram valor na divulgação dos seus casos. O caso de ensino é apresentado no documento, seguido das questões para discussão. As questões propostas são tratadas com alternativas de respostas, bem como orientação para sua aplicação é disponibilizada aos leitores.

Palavras-chave


Cocriação de Valor; Pequenas Empresas; Caso de Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


AAKER, D. A. Marcas - Brand Equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócio, 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing: a Bíblia do Marketing. São Paulo: Atlas, 2012.

LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. Service-Dominant Logic: reactions, reflection and refinements. Marketing Theory, v. 6, n. 3, p. 281-288, 2006.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. O Futuro da Competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

RAMASWAMY, V.; GOUILLART, F. J. The Power of Co-creation: build it with them to boost growth, productivity, and profits. USA: Free Press, 2020.

RAMASWAMY, V.; OZCAN, K. Strategy and co-creation thinking. Strategy & Leadership, v. 41, n. 6, p. 5-10, 2013.

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v10i2.7468

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000