Mentoria para empreendedores: uma análise qualitativa das expectativas e resultados
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i1.7530Palavras-chave:
Mentoring, mentor, mentorado, empreendedorResumo
A mentoria tem sido de interesse dos mais diversos segmentos e de áreas que buscam o desenvolvimento de pessoas e carreiras. Caracteriza-se pela relação entre mentor (pessoa mais experiente, que estimula, orienta e serve, inclusive, de modelo) e mentorado (pessoa menos experiente). A mentoria para empreendedores consiste em oferecer auxílio ao mentorado, em um ambiente cada vez mais competitivo e inconstante. Este artigo tem como objetivo verificar as expectativas e os resultados do processo de mentoria empreendedora na visão de mentores e mentorados. Para atingir o objetivo, fizeram-se entrevistas com nove duplas de mentores-mentorados com atividades empresariais nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo qualitativa. Os principais resultados, segundo a percepção dos entrevistados, são: a aceleração do desenvolvimento das empresas devido às melhorias envolvendo aspectos comportamentais e técnicas dos mentorados, ou seja, dos empreendedores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.