Mentoria para empreendedores: uma análise qualitativa das expectativas e resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i1.7530

Palavras-chave:

Mentoring, mentor, mentorado, empreendedor

Resumo

A mentoria tem sido de interesse dos mais diversos segmentos e de áreas que buscam o desenvolvimento de pessoas e carreiras. Caracteriza-se pela relação entre mentor (pessoa mais experiente, que estimula, orienta e serve, inclusive, de modelo) e mentorado (pessoa menos experiente). A mentoria para empreendedores consiste em oferecer auxílio ao mentorado, em um ambiente cada vez mais competitivo e inconstante. Este artigo tem como objetivo verificar as expectativas e os resultados do processo de mentoria empreendedora na visão de mentores e mentorados. Para atingir o objetivo, fizeram-se entrevistas com nove duplas de mentores-mentorados com atividades empresariais nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo qualitativa. Os principais resultados, segundo a percepção dos entrevistados, são: a aceleração do desenvolvimento das empresas devido às melhorias envolvendo aspectos comportamentais e técnicas dos mentorados, ou seja, dos empreendedores.

Biografia do Autor

Régis Eduardo Thoen, Partner da Empresa EP Capital.

Graduado em Administração pela Universidade Feevale.

Sidnei Lopes Dias, Autônomo.

Mentor de Carreiras. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Feevale.

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

2021-03-31

Edição

Seção

Artigos