Mentoria para empreendedores: uma análise qualitativa das expectativas e resultados

Régis Eduardo Thoen, Sidnei Lopes Dias, Cristiane Froehlich

Resumo


A mentoria tem sido de interesse dos mais diversos segmentos e de áreas que buscam o desenvolvimento de pessoas e carreiras. Caracteriza-se pela relação entre mentor (pessoa mais experiente, que estimula, orienta e
serve, inclusive, de modelo) e mentorado (pessoa menos experiente). A mentoria para empreendedores consiste em oferecer auxílio ao mentorado, em um ambiente cada vez mais competitivo e inconstante. Este artigo tem como objetivo verificar as expectativas e os resultados do processo de mentoria empreendedora na visão de mentores e mentorados. Para atingir o objetivo, fizeram-se entrevistas com nove duplas de mentores-mentorados com atividades empresariais nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo qualitativa. Os principais resultados, segundo a percepção dos entrevistados, são: a aceleração do desenvolvimento das empresas devido às melhorias envolvendo aspectos comportamentais e técnicas dos mentorados, ou seja, dos empreendedores.


Palavras-chave


Mentoring; Mentor; Mentorado; Empreendedor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v10i1.7530

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2316-5537

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000