Simulação da proposta de economia circular: análise de cenários de remanufatura de impressoras
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i2.7669Palavras-chave:
Dinâmica de sistemas, remanufatura, economia circularResumo
Dispositivos computacionais, como impressoras, geralmente possuem uma vida útil predeterminada e são descartados quando param de funcionar, gerando grande quantidade de lixo eletrônico. Já a Economia Circular propõe uma alternativa ao modelo linear de extração, transformação e descarte aplicado na maioria das organizações, partindo da reposição de materiais nas cadeias produtivas sem perda de qualidade neste processo. O objetivo da pesquisa é desenvolver e experimentar modelos para analisar o impacto da remanufatura de impressoras de uma instituição de ensino superior. Este artigo defende a remanufatura de impressoras como forma de reduzir tanto a quantidade de lixo eletrônico descartado quanto os custos de aquisição de novos equipamentos. Um modelo computacional foi construído e, com base na abordagem da Dinâmica de Sistemas, foram propostos cenários para simular o comportamento ao longo de 10 anos. Analisando dados de uma Instituição Federal de Ensino Superior, constatou-se que a remanufatura de impressoras pode reduzir em 2,5 vezes o volume de lixo eletrônico gerado, além de gerar economia financeira em torno de 37%.Referências
.
Downloads
Publicado
2021-07-30
Edição
Seção
Artigos Tecnológicos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.