Simulação da proposta de economia circular: análise de cenários de remanufatura de impressoras

Autores

  • Glauco Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriano Pereira UFSM
  • Eugênio De Oliveira Simonetto UFSM
  • Roni Storti de Barros Universidade Federal de Santa Maria
  • Anieli Ebling Bulé Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar - Campus Frederico Westphalen/RS
  • Marcos Morgental Falkembach Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i2.7669

Palavras-chave:

Dinâmica de sistemas, remanufatura, economia circular

Resumo

Dispositivos computacionais, como impressoras, geralmente possuem uma vida útil predeterminada e são descartados quando param de funcionar, gerando grande quantidade de lixo eletrônico. Já a Economia Circular propõe uma alternativa ao modelo linear de extração, transformação e descarte aplicado na maioria das organizações, partindo da reposição de materiais nas cadeias produtivas sem perda de qualidade neste processo. O objetivo da pesquisa é desenvolver e experimentar modelos para analisar o impacto da remanufatura de impressoras de uma instituição de ensino superior. Este artigo defende a remanufatura de impressoras como forma de reduzir tanto a quantidade de lixo eletrônico descartado quanto os custos de aquisição de novos equipamentos. Um modelo computacional foi construído e, com base na abordagem da Dinâmica de Sistemas, foram propostos cenários para simular o comportamento ao longo de 10 anos. Analisando dados de uma Instituição Federal de Ensino Superior, constatou-se que a remanufatura de impressoras pode reduzir em 2,5 vezes o volume de lixo eletrônico gerado, além de gerar economia financeira em torno de 37%.

Biografia do Autor

Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(2016) e Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, participante de pesquisa na área de Sistemas de Informação, Pesquisa Operacional e Sustentabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais. 

Adriano Pereira, UFSM

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Computação pela UFSM, Especialista em Aplicações para a Web pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Bacharel em Ciência da Computação pela UFSM. Atualmente atuo como Analista de Tecnologia da Informação no Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM, participando do desenvolvimento de sistemas Web Institucionais, utilizando as tecnologias JavaEE, Spring, Hibernate, JQuery, CSS, HTML e banco de dados IBM DB2.

Eugênio De Oliveira Simonetto, UFSM

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Administração (Área: Sistemas de Informação e Apoio à Decisão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) com reconhecimento pela Universidade do Minho (Portugal) e estágio em Produção e Sistemas na Universidade do Minho (2016). Atualmente é professor associado no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência nas áreas de modelagem de sistemas de apoio a decisão e gestão da produção.

Roni Storti de Barros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Decisão. Mestre em Gestão de Organizações Públicas. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Administrador na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Anieli Ebling Bulé, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar - Campus Frederico Westphalen/RS

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM na linha de Sistemas e Mercados. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM na linha de pesquisa Sistemas, Estruturas e Pessoas. Administradora graduada pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Atuou como Docente do Instituto Avanza - Capacitação Profissional, nos Módulos de Gestão Empresarial e Gestão de Recursos Humanos. Atuou como sócia proprietária da Bulé - Madeiras Compondo Ambientes, empresa do ramo moveleiro e madeireiro situada em Cruz Alta - RS. Possui experiência em Gestão Empresarial. Atualmente é Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar - Campus Frederico Westphalen/RS, nas áreas de Marketing e Empreendedorismo.

Marcos Morgental Falkembach, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Especialização em Estratégia Empresarial pela ULBRA/Canoas (1998) e Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é gestor da Associação Riachuelo de Ensino, empresa que atua nos segmentos de pré-vestibular, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing.

Referências

.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos