Desafios na gestão de recursos de um campus universitário federal na perspectiva da teoria da dependência de recursos
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i1.7679Palavras-chave:
Metodologias ativas, dependência de recursos, gestão educacionalResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os desafios na gestão de recursos do Campus Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe, o qual adota integralmente Metodologias Ativas no ensino, a partir da Teoria da Dependência de Recursos. Metodologicamente, realizou-se um estudo de caso sob abordagem mista, tendo como fontes de evidências entrevistas com gestores e ex-gestores do campus, aplicação de questionários junto aos alunos, pesquisa documental e observação participante assistemática. A partir da técnica de Análise das Narrativas, constatou-se que os maiores desafios estão associados à infraestrutura e recursos financeiros, assim como capacitação de docentes e servidores no trato com as metodologias ativas. Esses aspectos influenciam a manutenção da qualidade e inovação contínua do processo de ensino-aprendizagem baseado em metodologias ativas, haja vista a demanda por recursos específicos, o que apontou a necessidade de desenvolver práticas estratégicas para mitigar os problemas enfrentados. Dessa forma, promove-se contribuições acerca da relevância de compreender os aspectos subjacentes que influenciam a eficiência da utilização integral de metodologias diferenciadas em uma instituição de ensino superior.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.