Uma revisão sistemática sobre a pesquisa em educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v11i1.7821Palavras-chave:
Desempenhos financeiros, estado da arte, mapeamento científicoResumo
Educação Financeira representa um construto teórico complexo e difuso, cuja compreensão está atrelada as perspectivas epistemológicas adotadas pelos pesquisadores. Diante disso, buscou-se analisar o estado do conhecimento gerado pelas publicações disponibilizadas sobre Educação Financeira e Alfabetização Financeira nas bases de dados Spell e SciELO até 2019, a fim de verificar as perspectivas dominantes e reconhecer possíveis lacunas a serem exploradas em pesquisas futuras. Para promover a análise, foram selecionados 33 artigos, sem filtragens quanto ao idioma, área temática e classificação. Já no que se refere aos resultados, foi reconhecido que as pesquisas eram voltadas à identificação do nível de conhecimento financeiro, além da influência de variáveis socioeconômicas e demográficas sobre os desempenhos. Enquanto isso, em relação à metodologia, houve um número significativo de levantamentos de campo que apresentavam caráter descritivo e quantitativo, sendo identificadas ainda técnicas como a estatística descritiva, a análise de variância e a regressão. Por sua vez, quanto às evidências, predominou um comprometimento dos desempenhos financeiros, influenciado por variáveis como gênero, escolaridade e renda. Considerando estas constatações, torna-se possível haver um direcionamento para futuras pesquisas, sob um viés teórico e intervencional.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.