Instagram: ativação do consumo pelo perfil da rede de contatos

Autores

  • Maria Naftally Dantas Barbosa UFPB
  • Yákara Vasconcelos Pereira UFPE
  • Karla ‪Rosane do Amaral ‬ Demoly UFERSA
  • Vinicius Farias Moreira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i1.7946

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, grupos de referência, redes sociais digitais

Resumo

A ativação do consumo depende da força da associação com os contatos importantes dentro de um mesmo ambiente social, tendo em vista que pessoas e representações sociais também são utilizadas como um aspecto ativador. Com isso, esta investigação possui o objetivo de identificar o perfil da rede de contatos seguidos pelos usuários do Instagram e como esses contatos influenciam a ativação do consumo. A abordagem teórica da pesquisa reúne a literatura a respeito de grupos de referência, priming social, além das influências sociais exercidas pelos perfis seguidos pelos usuários. Um estudo de caso foi realizado com internautas ativos em duas etapas distintas: entrevista inspirada na técnica de grupo focal com seis participantes e entrevistas individuais com sujeitos sociais nascidos em cada estado brasileiro. Ao todo, 33 pessoas participaram das entrevistas, que foram examinadas mediante a análise de conteúdo com apoio do software ATLAS.ti. Por meio dos resultados foi possível identificar que que os usuários se sentem influenciados pelas publicações dos perfis que seguem, entretanto, esses estímulos agem apenas como um auxílio, ajudando-os a filtrar as informações, avaliar as alternativas e conduzindo-os à escolha final.

Biografia do Autor

Maria Naftally Dantas Barbosa, UFPB

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Comunicação   Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Endereço Postal: Rua Doutor José Leão, 24, Santo Antônio, Mossoró / RN.

Yákara Vasconcelos Pereira, UFPE

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Karla ‪Rosane do Amaral ‬ Demoly, UFERSA

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (UMINHO PT). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Vinicius Farias Moreira, UFCG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Edição

Seção

Artigos