A dinâmica da diversidade geracional nas organizações: estudo multicasos
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v10i1.8059Palavras-chave:
Comportamento, aprendizagem, geraçõesResumo
Este artigo tem como objetivo compreender a dinâmica da diversidade geracional nas organizações. Para atender ao objetivo, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, do tipo multicasos e com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, história de vida, grupo focal e observação não participante, abrangendo vinte e cinco participantes de duas empresas de grande porte do setor de alimentos e metalmecânico. Com a triangulação, os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com apoio do programa de análise em pesquisa qualitativa NVivo®10. A dinâmica geracional nas organizações estudadas evidenciou que há um bom relacionamento, comunicação e aprendizagem entre as gerações, entretanto, não se negam os possíveis conflitos que naturalmente podem acontecer entre os trabalhadores independentemente de geração. As evidências empíricas também demonstram que a geração dos trabalhadores não interfere tanto no comportamento e que este depende do comprometimento, do perfil comportamental, da classe social, da idade, dos ciclos de vida, das motivações e escolhas pessoais, bem como das histórias de vida e contexto cultural de cada um. Portanto, conclui-se que o importante é a adoção de uma análise relacional que tenha como foco a co-construção e a complementaridade do convívio multigeracional nas organizações.
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.