A dinâmica da diversidade geracional nas organizações: estudo multicasos

Autores

  • Daniela Siqueira Colet Universidade de Passo Fundo
  • Anelise Rebelato Mozzato Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i1.8059

Palavras-chave:

Comportamento, aprendizagem, gerações

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a dinâmica da diversidade geracional nas organizações. Para atender ao objetivo, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória, do tipo multicasos e com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, história de vida, grupo focal e observação não participante, abrangendo vinte e cinco participantes de duas empresas de grande porte do setor de alimentos e metalmecânico. Com a triangulação, os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com apoio do programa de análise em pesquisa qualitativa NVivo®10. A dinâmica geracional nas organizações estudadas evidenciou que há um bom relacionamento, comunicação e aprendizagem entre as gerações, entretanto, não se negam os possíveis conflitos que naturalmente podem acontecer entre os trabalhadores independentemente de geração. As evidências empíricas também demonstram que a geração dos trabalhadores não interfere tanto no comportamento e que este depende do comprometimento, do perfil comportamental, da classe social, da idade, dos ciclos de vida, das motivações e escolhas pessoais, bem como das histórias de vida e contexto cultural de cada um. Portanto, conclui-se que o importante é a adoção de uma análise relacional que tenha como foco a co-construção e a complementaridade do convívio multigeracional nas organizações.

Biografia do Autor

Daniela Siqueira Colet, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração (UPF), Especialista em Gestão de Pessoas (UPF) e Administradora (FABE).

Anelise Rebelato Mozzato, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1990), Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2002) e Doutorado em Administração pela UNISINOS (2012) . Professora Titular pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Acadêmico) na Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Referências

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Publicado

2021-03-31

Edição

Seção

Artigos