Inovações em processo e em estrutura organizacional como bases para a Transformação Digital: um caso no mercado brasileiros de seguros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i3.8324

Palavras-chave:

Inovação organizacional, seguros corporativos, transformação digital

Resumo

Este artigo tecnológico apresenta o caso de uma seguradora nacional com mais de vinte anos de atuação especializada em Seguros Corporativos que, em 2018, posicionou-se como seguradora digital. O estudo tem como objetivo apresentar a percepção da equipe e os resultados parciais obtidos pela empresa em seu processo de Transformação Digital (TD), bem como seus desdobramentos, tais como diversas alterações e inovações em seu arranjo organizacional, em sua infraestrutura e em seus componentes institucionais, para serem aderentes à sua proposta de valor “digital e ágil”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, sob a forma de estudo de caso. Conclui-se que o objetivo do trabalho foi alcançado, dada a captura de como se deu tal processo a partir de análise documental e da percepção de seus colaboradores, por meio de entrevistas semiestruturadas com nove executivos e colaboradores da companhia. O estudo apresenta contribuições para a academia, em especial para os programas de mestrado profissional, cuja espinha dorsal consiste na produção deste modelo de trabalho acadêmico, e possui relevância prática, para disciplinas aplicadas.

Biografia do Autor

Ed de Almeida Carlos, Centro Universitário da FEI - SP

Doutorando em Administração pelo Centro Universitário FEI. Graduado em Economia e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atua como professor do Centro Universitário SENAC.

Endereço Postal: Av. Leonardo da Vinci, 2566 ap 244 bl 3. Vila Guarani - São Paulo - SP - CEP 04313-002.

E-mail: edalmei@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos