Médias móveis como rastreador de tendências para investimentos no mercado de ações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i3.8470

Palavras-chave:

Médias móveis, bolsa de valores, investimentos

Resumo

A bolsa de valores brasileira (B3) passou a ser uma alternativa considerada por muitos que desconheciam essa forma de investimento a partir da baixa na taxa de juros básica (Selic) de 2017 a 2018. Esta procura canalizou investidores a procurarem rendimentos mais atrativos. Aliado ao interesse de novos investidores, se fez necessário considerar as ferramentas disponíveis para minimizar perdas e maximizar ganhos no mercado de ações. Uma destas ferramentas é a análise gráfica, que auxilia na identificação de tendências dos preços dos ativos, para apontar momentos de compra ou de venda. O objetivo deste artigo é verificar a eficácia do indicador técnico de médias móveis, como estratégia simples e objetiva, para simular a compra e venda no ano de 2017 e primeiro semestre de 2018, de dezoito empresas dentre as listadas na B3, comparando com índice Ibovespa deste mesmo período. Os resultados apontaram que a rentabilidade média dos ativos foi de 37,80% nas operações compradas enquanto o índice Ibovespa obteve 13,77%. Para as operações vendidas obteve-se rentabilidade média de -16,59% nos ativos, o índice Ibovespa registrou -11,36%.

Biografia do Autor

Jefferson Wagnitz, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Egresso do MBA em Finanças Empresariais da Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Raul Beal Partyka, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP)

Doutorando em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP)

Jeferson Lana, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Professor do PPGA e PMPGIL na Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP)

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP (2013-2017). Bolsista do Programa Capes/Fulbright de Doutorado Sanduíche na The Wharton School (University of Pennsylvania), Philadelphia, PA, USA (2015/2016). Mestre em Administração pela UNIVALI/SC (2013). Pós-graduado em Gestão Financeira com ênfase em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (2010). Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Educacional de Brusque - Unifebe(2007). É profissional aprovado pela ANBID/Anbima (Associação Nacional dos Bancos de investimento) CPA-20. Administrador de empresas e Consultor do grupo Rovian. Também é consultor financeiro pessoal e de finanças empresariais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da UNIVALI em matérias relacionadas a Métodos Quantitativos, Finanças e Investimentos Financeiros. Lecionou em nível de graduação no Grupo Uniasselvi/ASSEVIM (Kroton) entre 2008 e 2012. Também lecionou no Centro Universitário de Brusque - Unifebe (2012) e na Saint Paul Educacional em São Paulo/SP durante 2014. Atua como professor visitante em nível de especialização (MBAs) na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, UNOESC, SENAC, entre outras.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos