Transformação digital em pequenos negócios no contexto da pandemia da Covid-19: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i3.8906

Palavras-chave:

Digitalização, pequenos negócios, COVID-19

Resumo

Este artigo trata de uma revisão sistemática da literatura referente a adoção de tecnologias digitais e inovação de processos, cujo objetivo é investigar a ocorrência de transformação digital em pequenos negócios, acelerada a partir das restrições trazidas à atividade econômica pela pandemia da Covid19.  O levantamento dos artigos foi realizado em três bases de dados: Web of Science, Google Acadêmico e Scopus. Identificou-se uma significativa presença de estudos exploratórios e grande quantidade de pesquisas que evidenciam a presença da transformação nas empresas e no comportamento dos consumidores, porém, ainda é pequena a quantidade de estudos que investigam esta transformação digital nos pequenos negócios. A pesquisa conseguiu identificar evidências de incipiente transformação digital nos artigos selecionados. De forma empírica, sem o adequado planejamento, as mudanças na comercialização dos produtos através das redes sociais e aplicativos de mensagens possibilitaram a sobrevivência dos pequenos negócios com o surgimento da pandemia. Por esta razão, propõe-se a continuidade dos estudos, tendo como foco, a digitalização nos pequenos negócios impulsionada pela pandemia.

 

Biografia do Autor

Gerlane Pereira de Albuquerque Rodrigues, Universidade de Pernambuco - UPE

Gerlane Pereira de Albuquerque Rodrigues - Mestranda em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS) pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura do Instituto Brasileiro de Informações e Estatística (IBGE). Endereço: Rua Benfica, 455 – Madalena, Recife – PE, 50.720-001. E-mail: gerlane_albuquerque@hotmail.com 

 

Djalma Silva Guimarães Júnior, Universidade de Pernambuco - UPE

Djalma Silva Guimarães Júnior - Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua como Professor Adjunto na Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos