Governança Corporativa: análise dos conflitos de interesse emergentes do Conselho Nacional de Previdência Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.9793

Palavras-chave:

Conselho Nacional de Previdência Social, Conflitos de Interesse, Debates.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar como ocorrem os conflitos de interesse entre agente e principal no Conselho Nacional de Previdência Social-CNPS. Para atingi-lo, foram coletadas 11 atas das reuniões, relativas ao período de julho de 2015 a julho de 2016. As informações coletadas foram organizadas em uma planilha, compreendendo o dia da reunião, os principais assuntos tratados e que geraram maior debate. Utilizou-se a categorização dos dados como método, que permitiu analisar as medidas adotadas e as propostas para a resolução de conflitos. Os dados mostraram que os conselheiros possuem conhecimento dos assuntos e formas cabíveis de solucioná-los, porém demonstram fragilidade na cobrança das soluções. Ademais, muitas propostas ficam sem parecer, dando a entender ação oportunista do presidente em voltar as atenções ao que lhe interessa. Isso demonstra falhas a sanar, para que melhores resultados possam emergir, identificando estes como peças-chaves para o bom andamento das entidades previdenciárias.

Biografia do Autor

Eliana Patrícia Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Endereço postal: Rua São Paulo, 745 - Centro, Governador Valadares - MG, 35010-180. E-mail: epreis21@gmail.com.

Aline Gomes Peixoto, Universidade o Estado do Amazonas (UEA)

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Assistente na
Universidade Estadual do Amazonas (UEA). 

Jander Ângelo Diogo Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre em Administração Pública em Rede pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Contador na Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Marconi Silva Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutorando em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Assistente no Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus Governador Valadares.

Elizangela Lourdes de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Artigos