O perfil do gestor educacional da atualidade à luz de La Salle

Autores

  • Ana Marli Hoernig Universidade La Salle
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.9830

Palavras-chave:

Gestor educacional, Século XXI, La Salle.

Resumo

O artigo trata da revisão de literatura sobre o perfil do gestor educacional para o século XXI. Tem por objetivo refletir sobre as características do perfil do gestor educacional da atualidade à luz de La Salle. A metodologia é de cunho qualitativo e comporta a revisão de literatura (2010-2022), a partir da busca por descritores “educação lassalista”, “gestão educacional lassalista” e “La Salle” nas plataformas Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Web of Science (Coleção Principal - Clarivate Analytics), Scientific Electronic Library (Citation Index - Web of Science) – Scielo. De nossas buscas, chegamos ao total de 30 trabalhos acadêmicos. Como Resultado evidenciamos o desejo por um perfil gestor capaz de estabelecer rupturas com modelos e práticas tradicionais, que atenda demandas com alternativas inovadoras, criativas e céleres para atender solicitações que se anunciam à gestão em rápidas transformações. Os resultados indicam a necessidade de desenvolvimento de gestores educacionais, em constante aprendizagem, para uma gestão que exige rápidas e profundas transformações por meio da tomada de decisão assertiva.

Biografia do Autor

Ana Marli Hoernig, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Atua como pesquisadora voluntária. Av. Vitor Barreto, 2288, Centro - Canoas/ RS. E-mail: anamarlih7@gmail.com

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS. Reitor e docente do PPG Educação desta universidade. Bolsista Pesquisador Produtividade CNPq. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.


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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Artigos