O perfil do gestor educacional da atualidade à luz de La Salle

Ana Marli Hoernig, Paulo Fossatti

Resumo


O artigo trata da revisão de literatura sobre o perfil do gestor educacional para o século XXI. Tem por objetivo refletir sobre as características do perfil do gestor educacional da atualidade à luz de La Salle. A metodologia é de cunho qualitativo e comporta a revisão de literatura (2010-2022), a partir da busca por descritores “educação lassalista”, “gestão educacional lassalista” e “La Salle” nas plataformas Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Web of Science (Coleção Principal - Clarivate Analytics), Scientific Electronic Library (Citation Index - Web of Science) – Scielo. De nossas buscas, chegamos ao total de 30 trabalhos acadêmicos. Como Resultado evidenciamos o desejo por um perfil gestor capaz de estabelecer rupturas com modelos e práticas tradicionais, que atenda demandas com alternativas inovadoras, criativas e céleres para atender solicitações que se anunciam à gestão em rápidas transformações. Os resultados indicam a necessidade de desenvolvimento de gestores educacionais, em constante aprendizagem, para uma gestão que exige rápidas e profundas transformações por meio da tomada de decisão assertiva.


Palavras-chave


Gestor educacional; Século XXI; La Salle.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v11i3.9830

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