O perfil do gestor educacional da atualidade à luz de La Salle
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.9830Palavras-chave:
Gestor educacional, Século XXI, La Salle.Resumo
O artigo trata da revisão de literatura sobre o perfil do gestor educacional para o século XXI. Tem por objetivo refletir sobre as características do perfil do gestor educacional da atualidade à luz de La Salle. A metodologia é de cunho qualitativo e comporta a revisão de literatura (2010-2022), a partir da busca por descritores “educação lassalista”, “gestão educacional lassalista” e “La Salle” nas plataformas Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Web of Science (Coleção Principal - Clarivate Analytics), Scientific Electronic Library (Citation Index - Web of Science) – Scielo. De nossas buscas, chegamos ao total de 30 trabalhos acadêmicos. Como Resultado evidenciamos o desejo por um perfil gestor capaz de estabelecer rupturas com modelos e práticas tradicionais, que atenda demandas com alternativas inovadoras, criativas e céleres para atender solicitações que se anunciam à gestão em rápidas transformações. Os resultados indicam a necessidade de desenvolvimento de gestores educacionais, em constante aprendizagem, para uma gestão que exige rápidas e profundas transformações por meio da tomada de decisão assertiva.
Referências
ALMEIDA, Osvaldo Elias de. A gestão numa universidade confessional no contexto da reforma do estado. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.
AQUINO, Luiz Carlos Andrade de. O agir comunitário na UNIVAP: limites e possibilidades. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.
DALVIT, Olavo José. A gestão nas instituições de ensino básicas: as escolas da Rede La Salle no Rio Grande do Sul. São Leopoldo, 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
FRANCISCONE, Fabiane. O que “faz a diferença” no Ensino Médio: diálogo, experiência e cuidado na educação das juventudes. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade La Salle, Canoas, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
KAMIANECKY, Michele. Tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções docentes e possibilidades para a aprendizagem. Canoas, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade La Salle, Canoas, 2017.
KERBES, Aureo. Gestão escolar: indicadores de boas práticas em escolas privadas no Brasil. 2018, Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade La Salle, Canoas, 2018.
LA SALLE, João Batista de. Obras Completas. Volume I. Canoas: Unilasalle, 2012a.
LA SALLE, João Batista de. Obras Completas. Volume II-A. Canoas: Unilasalle, 2012b.
LA SALLE, João Batista de. Obras Completas. Volume III. Canoas: Unilasalle, 2012c.
LEFONE, Fátima Ramalho. O protagonismo do diretor de escola em interface com a educação continuada de professores. 2017. Mestrado (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017.
LEUBET, Ângelo Ezequiel. A gestão da qualidade da educação lassalista no Brasil. Canoas, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade La Salle, Canoas, 2015.
LOAIZA, Cetty Carlos Benjumea; VÉLEZ, Jesús Andrés Vélez. Prácticas discursivas y pedagógicas que configuran la identidad Lasallista: una experiencia de aula. Revista lasallista de investigación, v. 16, n. 1, 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rlsi/v16n1/1794-4449-rlsi-16-01-150.pdf. Acesso em: 22 fev. 2020.
MENEGAT, Jardelino. O ideário educativo lassalista e os marcos regulatórios de educação: pilares para uma educação de qualidade. Tese (Doutorado em Educação) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.
PAIER, Leci Salete. Educação humanista cristã em tempos de mercantilização: um estudo de Escolas Notre Dame no Rio Grande do Sul. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.
PAULY, Evaldo Luis, CASAGRANDE, Cledes Antonio, CORBELLINI, Marcos Antonio. Entre omissão, desconhecimento e reconhecimento: João Batista de La Salle na pesquisa em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/q5V53YrgssfLpwTWtRL6K5P/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 22 fev. 2020.
PAZ, Gerso Lopes. Unificação das Províncias Porto Alegre, São Paulo e Delegação do Chile na Rede La Salle: uma análise dos seus impactos na gestão de Recursos Humanos. São Leopoldo, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Universidade do Vale do Rio do Sinos, São Leopoldo, 2016.
PERES, Camila Cupes Biazeto. Desafios e possibilidades da gestão participativa em escolas privadas de ensino básico. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) - Programa de Pós-Graduação em Gestão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2019.
RIBEIRO, Érica Aparecida, ALVES, Alexandre Florindo. Barreiras e potencialidades da interação universidade-empresa sob a perspectiva de docentes da Universidade Estadual de Maringá. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 41, e45679, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/45679. Acesso em: 21 fev. 2021.
RIBEIRO, Marli Dias. Formação de gestores escolares por competências: um estudo das dimensões político-pedagógica, ética e técnica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
ROCHA, Rosineide de Andrade, FISCARELLI, Silvio Henrique, RODRIGUES, Rodolfo Augusto. Caminhos para a inovação no contexto educativo e escolar: o papel da mídia-educação. RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 270-284, jan./abr., 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13422. Acesso em: 21 fev. 2021.
RUEDA, José Luiz Meza. La formación de los maestros noveles en la guía de las escuelas: una preocupación de ayer y de hoy. Revista Lasalista de Investigación, v. 14, n. 2, 2017. Disponível em: http://repository.lasallista.edu.co:8080/ojs/index.php/rldi/article/view/1531. Acesso em: 22 fev. 2020.
RUIZ, Cristiane Regina. Desenvolvimento de um plano de ação para o ensino superior a partir de ferramentas de gestão estratégica e modelos de negócios para equipes. RPGE– Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 285-293, jan./abr., 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12909. Acesso em: 21 fev. 2021.
SCHMITT, Valentina Gomes Haensel, CEQUEA, Mirza Marvel. Aula invertida: uma mudança nos paradigmas do ensino superior. Interciência, v. 45, n. 11, nov. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347010860_AULA_INVERTIDA_UMA_MUDANCA_NOS_PARADIGMAS_NO_ENSINO_SUPERIOR_VALENTINA_GOMES_HAENSEL_SCHMITT_E_MIRZA_MARVEL_CEQUEA. Acesso em: 21 fev. 2021.
SCHUARTZ, Antonio Sandro, SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 429-438, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2020.
SILVA, Charles Dorneles da. Gestão Educacional: um estudo de caso da Rede La Salle. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade La Salle, Canoas, 2011.
SOUSA, Maria Raquel Moura de. Relevância da gestão escolar na escola pública: a travessia dos estudantes do ensino médio para a universidade pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
TAVARES. Ana Carina. A gestão pedagógica em cursos técnicos na modalidade à distância em instituições privadas no RS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.
TESCH, Mônica Chung Marques Corrêa. Práticas de gestão com foco nos resultados: uma escola da Rede Municipal de Ensino de Petrópolis. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, 2018.
TREZZI, Clovis. Da experiência estética à estética da inclusão na pedagogia de La Salle: um referencial teórico para analisar a crise da educação brasileira. 2018. 212 p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade La Salle, Canoas, 2018.
VIEIRA, Maria Angélica Cardoso. Gestão escolar e inclusão: os desafios da direção na rede privada de ensino. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilaalle está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.