Aplicação da metodologia Lean em um hospital universitário para identificação de problemas
DOI:
https://doi.org/10.18316/desenv.v12i1.9980Palavras-chave:
Processo de Melhoria Contínua, Análise Fatorial, Cuidados em Saúde.Resumo
A metodologia Lean visa o processo de melhoria contínua da organização e possibilita aos funcionários de toda a cadeia hierárquica que identifiquem e solucionem os problemas, podendo levar a mudanças significativas na eficiência, qualidade, segurança, tempos de espera e cultura do local de trabalho. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as variáveis capazes de reportar problemas no setor de internação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí por meio da metodologia Lean nas oito áreas de perda de produção. A metodologia envolveu a aplicação do método Lean em hospitais validado por análise fatorial. Durante a coleta de dados, o respondente categorizava afirmativas em escala Likert de cinco pontos e tinha a possibilidade de fazer uma sugestão de melhoria do processo ou uma crítica relacionada ao funcionamento. Os resultados indicaram grupos de questões que foram agrupadas em i) Estoque; ii) Espaço e movimento; e iii) Defeitos e retrabalhos. Diante do exposto, a metodologia Lean mostrou-se uma importante ferramenta para identificação de falhas no processo em hospitais. Como contribuições, este estudo validou um questionário sobre metodologia Lean para três das oito áreas de perdas da produção, identificando possíveis melhorias para o hospital pesquisado.
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