Comportamento alimentar de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional

Autores

  • Letícia Marinho Alves da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Lúcia P. Augusto Universidade Federal Fluminense
  • Thais Salema Nogueira de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v12i1.10512

Palavras-chave:

Autismo. Segurança Alimentar e Nutricional. Seletividade Alimentar. Nutricionista.

Resumo

OBJETIVO: O objetivo principal desta pesquisa foi conhecer as experiências e demandas no âmbito alimentar de mães, pais, responsáveis e cuidadores de crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além de compreender as dimensões do comportamento alimentar que se encontram alteradas em crianças e adolescentes autistas e se relacionam com a Segurança Alimentar e Nutricional.  MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada com 44 responsáveis por crianças e adolescentes com TEA, por meio da aplicação de um questionário estruturado para coleta de dados sociodemográficos e da Escala Labirinto de Avaliação do Comportamento Alimentar no TEA. Foi realizada análise descritiva dos dados. RESULTADOS: Dentre as alterações no comportamento alimentar foram encontradas alterações na motricidade na mastigação, seletividade alimentar, comportamento opositor relacionado a alimentação, além de alergias e intolerâncias alimentares na maioria dos casos. CONCLUSÃO: Os resultados revelam comportamentos que põem em risco a Segurança Alimentar e Nutricional de crianças e adolescentes autistas. Assim, se torna relevante a atuação nutricionista no suporte e apoio à atenção nutricional com práticas alimentares adequadas ao contexto de vida desse público.

Biografia do Autor

Letícia Marinho Alves da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Nutrição pela Universidade Anhanguera (2016), e em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2018), pós-graduada em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Clínica e Esportiva pela Universidade Cândido Mendes (2018), pós-graduada em Nutrição e Neuropsiquiatria pela Universidade Unyleya (2020), especialista em Fitoterapia pelo Conselho Regional de Nutrição-CRN4°região (2021), mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2022) e mestre em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Federal do Estado do Rio (2022). Possui atualização em Nutrição Funcional pela Universidade Federal Fluminense (2017) e Autismo e seletividade alimentar- Terapia alimentar com abordagem ABA (120h). Atuou na prefeitura de São Gonçalo como nutricionista Clínica compondo equipe multiprofissional do NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família (2017-2019). Atua como nutricionista clínica com foco em planejamento alimentar e suplementação, além de práticas educativas de Educação Alimentar e Nutricional e terapeuta alimentar nos dois Centros de Referência Municipais em Autismo no município de São Gonçalo. Aprovada em primeiro lugar no concurso de 2017 desenvolvendo atribuições privativas da profissão. Possui grande interesse na pesquisa, pois esta permite um aprofundamento teórico e metodológico ao fazer profissional. Pesquisadora e atuante com foco no Transtorno do Espectro do Autismo e suas comorbidades, como por exemplo as alterações metabólicas e fisiológicas do TEA e de pacientes com seletividade alimentar.

Ana Lúcia P. Augusto, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), Residência em Nutrição Clínica pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (1991), Especialização em Psicossomática Contemporânea pela Universidade Gama Filho (2001),Mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Nutrição e Dietética da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da Universidade Federal Fluminense desde 1992, com experiência e e atuação em Nutrição Neonatal e Infantil e linhas de pesquisa de avaliação nutricional em pediatria, prematuridade, com foco no estudo alométrico do crescimento de índices antropométricos fetais e de recém nascidos, além de pesquisas em desnutrição infantil intra-hospitalar, diarreia crônica, alergia alimentar e terapia nutricional infantil e segurança alimentar e nutricional e saúde materna e infantil. Atualmente é pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional (GISAN-UFRJ) desenvolvendo estudo sobre os desfechos da insegurança alimentar e apoio social em gestações de risco na saúde e aspectos nutricionais da gestante e seus recém-nascidos e acerca da situação da insegurança alimentar e consumo alimentar de gestantes e nutrizes e crianças, cadastradas no último inquérito da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) divulgada em 2019.

Thais Salema Nogueira de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Nutrição pela UGF (2001), especialização em Saúde Pública pela UNESA (2004), mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela UFRJ (2008), doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ (2012). É Professora Associada do Departamento de Nutrição em Saúde Pública da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como docente nos Cursos de Graduação em Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN-UNIRIO). Nesta instituição, atua tambem como: coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde (NES); colaboradora do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE); membro do Núcleo ocente Estruturante (CEP); dentre outras atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação alimentar e nutricional, promoção da saúde, segurança alimentar e nutricional, alimentação e cultura, formação profissional em alimentação, nutrição e saúde.

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Publicado

2024-06-21

Edição

Seção

Artigos Originais