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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

AUTORIA: a inclusão como autor subentende substancial contribuição intelectual na elaboração do trabalho, que compreende a participação na concepção e no planejamento do estudo, na obtenção, análise e interpretação dos dados, na redação ou revisão crítica do manuscrito, e na aprovação de sua versão final. Outras participações, como obtenção de financiamento, coleta e digitação de dados, auxílio técnico na execução de rotinas, encaminhamento de participantes ou mesmo autorização para coleta em serviço não constituem critérios para autoria. Neste caso, merecem citação nos “Agradecimentos”, ao final do texto, mediante autorização escrita dos responsáveis. A Revista também exige que pelo um dos autores tenha titulação mínima de Mestre. Considerando no máximo duas publicações anuais por grupo de pesquisa.

IDIOMA: são aceitos artigos em português, espanhol e em inglês. Para autores com textos em: (a) português, incluir título e resumo em inglês; (b) espanhol, incluir título e resumo em português e inglês; (c) inglês, incluir título e resumo em  português.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO: o artigo submetido será analisado primeiramente pelos editores, a fim de verificar a formatação e a adequação ao escopo do periódico, além da inclusão de todos autores em metadados, do arquivo principal do artigo sem a identificação dos autores, e arquivos suplementares obrigatórios (folha de rosto, parecer do comitê de ética, e declaração de que todos os autores tenham lido o documento a ser submetido e aceitam os termos desta revista). O não atendimento a qualquer um destes itens anteriores resultará na recusa para seguir no processo. Atendidos esses requisitos, ele é encaminhado para dois avaliadores anônimos (double blind review). Cumprida a etapa de análise pelos revisores, o Editor emitirá o parecer final (no qual o anonimato dos revisores é preservado) e que será expresso da seguinte maneira:

Aceito: o trabalho é aceito integralmente para publicação em um dos próximos números do periódico, segundo critérios do processo de editoração.

Revisões Requeridas: as modificações deverão ser realizadas pelo autor, que receberá o parecer com as sugestões dos avaliadores, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado e com as alterações realizadas marcadas em cor distinta para conferência e carta-resposta com os questionamentos dos avaliadores. No caso de grande número de alterações solicitadas, o artigo será reencaminhado aos revisores, após a adequação pelo autor, para nova análise.

Recusado: recusa da publicação, com a devida justificativa dada pelo Editor-Chefe, tomando como referência a análise feita pelos avaliadores, preservando-se a identidade desses.

 

TIPOS DE ARTIGOS

-Artigo Original: introdução, objetivos, método, resultados, discussão, conclusão e referências. Trata-se de pesquisa sem conflitos de interesse. Obs.: É obrigatório o envio de carta de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (como documento suplementar).

-Relato de Experiência: introdução, objetivos e métodos de trabalho, discussão e conclusão e referências. Obs.: É obrigatório o envio de carta de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa caso haja envolvimento de seres humanos (como documento suplementar).

-Artigo de Revisão: revisão teórica e crítica ou sistemática da literatura que apresente argumentação e contra-argumentação e referências sobre temas relacionados à saúde e desenvolvimento humano. Utilizando as diretrizes específicas de revisão ou metanálise.

 

1 FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

Texto: os trabalhos deverão ser formatados em arquivo (.doc ou .docx), utilizando Editor Word for Windows ou Editores que sejam compatíveis, fonte Arial 12, digitados com espaço entrelinhas de 1,5 cm e com margens de 2,5 cm cada, com espaçamento zero antes e depois dos parágrafos. O documento deve ser formatado para tamanho A4 (210 x 297 mm). Figuras, Tabelas ou Quadros devem estar inseridos no texto. Numerar as páginas e linhas consecutivamente iniciando na página título. A numeração das páginas deve ser colocada no canto inferior direito de cada página. Lembre-se que este documento será encaminhado para revisão, assim não deve constar os nomes dos autores, nem instituições de vínculo (estas informações estarão no documento complementar: Folha de Rosto).

Sessões: cada nova sessão (INTRODUÇÃO, MÉTODOS, etc) deve estar alinhada à esquerda, em letras maiúsculas e em negrito. 

Abreviaturas: devem aparecer entre parênteses na primeira vez em que forem citadas no texto. Em caso de utilização de abreviaturas no resumo elas devem ser explicadas também no próprio resumo.

Número de páginas: até 20 laudas A4.

 

2 FOLHA DE ROSTO

A folha de rosto é um documento que deve ser submetido separadamente do manuscrito, e deve ser submetido como documento suplementar. Deve constar: Todas as informações contidas na folha de rosto devem estar alinhadas à esquerda e com fonte 12.

Deve constar:

  • Indicação do tipo de artigo: Artigo original, Artigo de Revisão ou Relato de experiência. Formatação alinhada à esquerda, fonte 12, iniciais em maiúsculo.
  • Título: deve ser conciso e completo, em negrito com fonte 14, centralizado, não devendo exceder 150 caracteres (incluindo espaços), iniciais em maiúsculo. Título em português e inglês. Para autores com textos em espanhol é obrigatório o título em português e inglês.
  • Nomes dos autores: Nomes completos dos autores (sem abreviaturas), formatação alinhada à esquerda, fonte 12, iniciais em maiúsculo.
  • Filiações dos autores: Formatação alinhada à esquerda, fonte 12, iniciais em maiúsculo. Devem constar nome da instituição, endereço eletrônico, país, endereço para acessar este CV Lattes.
  • Dados do Autor correspondente: formatação alinhada à esquerda, fonte 12, iniciais em maiúsculo. Deve estar indicado com asterisco (*) no nome do autor. Após as filiações, deve vir a informação do autor correspondente, com instituição, endereço, país, CEP, e e-mail.
  • Declaração da Contribuição Individual de cada um dos Autores: A contribuição de cada um dos autores deve ser explicitada. A designação de autoria deve ser baseada nas deliberações do ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors), que considera autor aquele que: 1. contribui substancialmente na concepção e/ou no planejamento do estudo; 2. na obtenção, na análise e/ou interpretação dos dados; 3. assim como na redação e/ou revisão crítica e aprovação final da versão publicada.
  • Sugestão de Avaliadores: o autor deverá enviar sugestão de avaliadores (dois avaliadores), indicando nome completo, e-mail para contato, titulação, filiação (Instituição de vínculo) e link para currículo.

Exemplo de Folha de Rosto:

  • Artigo Original

Título do artigo em tamanho 14, negrito, alinhado à esquerda e iniciais em maiúsculo

Autor 1, Autor 2*
1 Universidade La Salle, Canoas, Brasil. E-mail:

2 ULBRA, Canoas, Brazil. E-mail:

* Autor correspondente: Av. Victor Barreto, 2288. Prédio 6. Canoas-RS. Brasil. CEP. 92010-000. sdh@unilasalle.edu.br

  • Sugestão de Avaliadores: (1) Dr. Sugestão 1. Universidade 1. Link do currículo. E-mail: 111@; (2) Dr. Sugestão 2. Hospital 2. Link do currículo. E-mail: 222@

 

3 PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

Os estudos devem ser apresentados de forma que qualquer pesquisador interessado possa reproduzir os resultados. Para isso, estimulamos o uso das seguintes recomendações, de acordo com a categoria do manuscrito submetido:

  • CONSORT checklist e fluxograma para ensaios controlados e randomizados;
  • STARD checklist e fluxograma para estudos de acurácia diagnóstica;
  • MOOSE checklist e fluxograma para meta-análises e revisões sistemáticas de estudos observacionais;
  • PRISMA checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e meta-análises;
  • STROBE checklist para estudos observacionais em epidemiologia;
  • RATS checklist para estudos qualitativos.


3.1 PÁGINA DO TÍTULO

Todas as informações contidas na página de título devem estar alinhadas à esquerda e com fonte 12, à exceção do título que deve ter fonte tamanho 14.

  • Indicação do tipo de artigo: Artigo original, Artigo de Relato de experiência ou Artigo de Revisão. Formatação alinhada à esquerda, fonte 12, iniciais em maiúsculo (conforme item 1 destas diretrizes).
  • Título: deve ser conciso e completo, em negrito com fonte 14, alinhado à esquerda, não devendo exceder 150 caracteres (incluindo espaços), iniciais em maiúsculo. Título em português e inglês. Para autores com textos em espanhol é obrigatório o título em português e inglês.
  • Lembre-se: Dados dos autores e sugestões de avaliadores SOMENTE na folha de rosto.


3.2 RESUMO E PALAVRAS-CHAVE

Nas páginas 2 e 3 devem aparecer, respectivamente, os resumos em português e inglês (e em espanhol se for o caso), conforme especificações abaixo.

Resumo: deve ser estruturado, com limite máximo de 200 palavras. O Resumo deve conter: introdução ou contextualização (opcional), objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusões. As sessões introdução, objetivo e demais devem estar em negrito, iniciando com letra maiúscula. Os resumos nas diferentes línguas devem obrigatoriamente apresentar o mesmo conteúdo.

Palavras-Chave (Keywords): Abaixo do resumo, indicar de 3 a 6 termos que identifiquem o tema, limitando-se aos descritores recomendados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), traduzido do MeSH (Medical Subject of Health), e apresentado gratuitamente pela BIREME na página URL: http://decs.bvs.br ou no Medical Subject Headings (MeSH), do Index Medicus, disponível no endereço www.nlm.nih.gov/mesh

 

3.3 ARTIGOS ORIGINAIS

• Estrutura do texto

Introdução: deve conter a fundamentação teórica e justificativa necessária à formatação e contextualização do problema em questão e deve conter os objetivos da investigação de forma clara. Recomenda-se não ultrapassar 3 páginas nesta seção, seguindo as normas de formatação previamente descritas.

Materiais e Métodos: informar sobre delineamento do estudo, a caracterização da amostra (descrição da população estudada), descrição da coleta de dados, a análise estatística e os procedimentos éticos. Além disso, a metodologia utilizada deve ser descrita de forma completa de modo a permitir que o trabalho possa ser inteiramente repetido por outros pesquisadores. Deve incluir todas as informações necessárias – ou fazer referências a artigos publicados em outras revistas científicas – para permitir a replicabilidade dos dados coletados.

Resultados: devem ser apresentados de forma breve e concisa, informando os dados quantitativos (médias, desvios, etc.) e a significância estatística.
Tabelas e figuras podem ser utilizadas, quando necessárias, para garantir melhor e mais efetiva compreensão dos dados.

Discussão: o objetivo da discussão é interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis, principalmente àqueles que foram indicados na Introdução do trabalho. As informações dadas anteriormente no texto (na Introdução, Metodologia e Resultados) podem ser citadas, mas não devem ser repetidas em detalhes na discussão. 

Conclusão: as conclusões devem ser apresentadas no final da discussão, de forma clara e direta, levando-se em consideração os objetivos do trabalho.

 

3.4 RELATO DE EXPERIÊNCIA

Para os artigos que apresentam Relato de Experiência, o resumo deve estar estruturado da seguinte forma: introdução ou contextualização (opcional), objetivo, descrição do caso e conclusões. Devem ser seguidas as demais normas citadas anteriormente na seção “Resumo e Palavras-Chave”.

• Estrutura do texto

Introdução: deve conter a fundamentação teórica e justificativa necessária à formatação e contextualização do problema em questão e deve conter os objetivos da investigação de forma clara. Recomenda-se não ultrapassar 3 páginas nesta seção, seguindo as normas de formatação previamente descritas.
Descrição: o caso deve ser descrito de forma completa e as considerações éticas necessárias citadas. Em caso de realização de procedimentos, a metodologia utilizada deve ser descrita de forma completa de modo a permitir que o trabalho possa ser inteiramente repetido por outros pesquisadores. Havendo dados quantitativos, estes devem ser expressos de forma clara e completa.
Discussão: o objetivo da discussão é interpretar os achados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis, principalmente àqueles que foram indicados na Introdução do trabalho. As informações dadas anteriormente no texto podem ser citadas, mas não devem ser repetidas em detalhes na discussão. 
Conclusão: as conclusões devem ser apresentadas no final da discussão, de forma clara e direta, levando-se em consideração os objetivos do trabalho.

 

3.5 ARTIGOS DE REVISÃO

• Estrutura do texto

Introdução: deve conter a fundamentação teórica e justificativa necessária à formatação e contextualização do problema em questão e deve conter os objetivos da investigação de forma clara. Deve ficar claro o motivo pelo qual a revisão está sendo realizada. Recomenda-se não ultrapassar 3 páginas nesta seção, seguindo as normas de formatação previamente descritas.

Materiais e Métodos: informar as fontes de pesquisa, definindo as bases de dados e descrevendo de forma clara as estratégias de busca (palavras/descritores utilizados, período da busca e critérios utilizados). Deve ainda descrever os critérios utilizados para seleção dos artigos e os métodos de extração, assim como o número de artigos obtidos e descartados através dos critérios descritos. A descrição da metodologia deve ser completa de modo a permitir que outros pesquisadores possam obter as referências utilizadas no trabalho.

Resultados e Discussão: devem ser apresentados os dados obtidos a partir da revisão de forma clara e concisa. Os resultados obtidos com a revisão devem ser discutidos relacionando-os e levando em consideração os problemas levantados e os objetivos traçados. Tabelas e figuras podem ser incluídas, quando necessárias, para garantir melhor e mais efetiva compreensão dos dados. 

Conclusão: as conclusões devem ser apresentadas no final da discussão, de forma clara e direta, levando-se em consideração os objetivos do trabalho.

 

3.6 REFERÊNCIAS

Devem ser numeradas e estarem sobrescritas e ordenadas por ordem de aparecimento no texto. Identificá-los pelo mesmo número sempre que citados, devendo atender às normas de VANCOUVER (www.icmje.org). Usar fonte Arial 12 e espaço 1,5 (conforme item 1 destas diretrizes). Sempre que possível inclua DOI (Digital Object Identifier) para artigos.

As citações de autores no corpo do texto devem contemplar o primeiro autor seguido de et al. (quando for o caso), e vir acompanhadas do número da referência conforme o exemplo a seguir: “Segundo Newton et al.14 a física ...”.

Exemplos: Livro

Elementos obrigatórios:

Sobrenome e iniciais do nome do autor. Título do livro. Cidade de publicação: Editora; ano.

1. Butler SW. Secrets from the Black Bag. London: The Royal College of General Practitioners; 2005. 


Capítulo de livro (coletânea) ou parte de livro

Elementos obrigatórios:

Sobrenome e iniciais do nome do autor. Título do capítulo. In: Sobrenome e Iniciais do nome do organizador. Título do livro. Cidade de publicação: Editora; ano.

1. Rowlands TE, Haine LS. Acute limb ischaemia. In: Donnelly R, London NJM, editors. ABC of arterial and venous disease. 2nd ed. West Sussex. Blackwell Publishing; 2009.

Artigos

Elementos obrigatórios:

Sobrenome e iniciais do nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. ano mês dia; volume (número): página inicial-página final do artigo. (DOI: quando possuir).

1. Snowdon J. Severe depression in old age. Medicine Today. 2002 Dec 10; 3(12): 40-47.

Ou

Sobrenome e iniciais do nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. ano mês dia; volume (número): página inicial-página final do artigo. Disponível em: link direto para o artigo.

1. Lemanek K. Adherence issues in the medical management of asthma. Journal of Pediatric Psychology. 1990 Jun 10; 15(4): 437-58. Disponível em: http://jpepsy.oxfordjournals.org/cgi/reprint/15/4/437

 

3.7 TABELAS

Devem conter dados representativos que contribuam para a qualificação do texto, numeradas com algarismos arábicos, em ordem de aparecimento no texto. As tabelas são utilizadas para descrição de números, devem ser abertas nas laterais, sem linhas verticais, e fechadas na parte inferior. O título deve iniciar pela identificação da tabela (Tabela 1) em negrito e seguir em letras minúsculas e sem grifo, com espaço 1,5 cm. Observações podem ser colocadas abaixo da tabela conforme exemplo. As tabelas devem ser inseridas no corpo do texto, exatamente como deve ser publicada. O corpo do texto deve indicar com numeração correspondente a tabela a ser inserida.

Exemplo: Retirado de Giroldi et al. 2020

(DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh .v8i1.5899).

Tabela 2. Características e questões relacionadas às crianças da amostra.

3.8 QUADROS

Devem conter dados representativos que contribuam para a qualificação do texto, numeradas com algarismos arábicos, em ordem de aparecimento no texto. Os quadros são utilizados para descrição de textos, devem ser fechados nas laterais, com linhas verticais. O título deve iniciar pela identificação do quadro (Quadro 1) em negrito e seguir em letras minúsculas e sem grifo, com espaço 1,5 cm, com letra Arial tamanho 12, acima do quadro. A letra dentro do quadro deve ser Arial tamanho 10 a 12. Legendas e/ou fontes podem ser colocadas abaixo do quadro conforme exemplo. Os quadros devem ser inseridos no corpo do texto, exatamente como deve ser publicada. O corpo do texto deve indicar com numeração correspondente o quadro a ser inserido.

Exemplo: Retirado de Batalha et al. 2018

(DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v6i2.4054).

Quadro 1. Frequências absolutas e relativas de ambos grupos em relação ao parentesco com as crianças.

3.9 FIGURAS

Figuras, fotos, desenhos ou gráficos devem ser numerados com algarismos arábicos, em ordem de aparecimento no texto. As legendas devem estar na mesma página da figura e devem conter as principais informações que permitam o seu entendimento sem a necessidade de voltar ao texto. O título deve iniciar pela identificação da figura (Figura 1) em negrito e seguir em letras minúsculas e sem grifo, com espaço 1,5 cm. As figuras devem ser inseridas no corpo do texto, exatamente como deve ser publicada. As figuras devem ser de alta resolução (300 DPI), permitindo uma adequada visualização e reprodução das mesmas. Se forem utilizadas imagens de pessoas, estas não podem ser identificadas (usar tarja para cobrir rosto), ou então, as fotografias deverão vir acompanhadas de permissão por escrito das pessoas fotografadas. O corpo do texto deve indicar com numeração correspondente a figura a ser inserida.

Exemplo: Retirado de Nascimento 2020

(DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh .v8i1.6192).

Figura 1. Fluxograma da seleção dos estudos incluídos na revisão integrativa.

3.10 AGRADECIMENTOS

Quando necessários devem aparecer ao final do artigo, após as conclusões e antes das referências. Devem ser breves e objetivos, somente as pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo. Incluir órgãos de fomento e financiamento, editais de pesquisa.

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, informar em "Comentários ao editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 4MB).

  3. As URLs das referências acessíveis na internet foram informadas.

  4. O texto segue os padrões de estilo e os demais requisitos descritos em Diretrizes para Autores.

  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  6. Em caso de estudo envolvendo seres humanos ou animais incluir parecer do comitê de ética em pesquisa apropriada.

  7. Todos os autores devem ter li do o documento a ser submetido e aceitam os termos desta revista.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
  3. Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.

 

Licença Creative Commons
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