Assistência À Saúde Prestada As Mulheres Lésbicas: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v12i1.10672Resumo
Introdução: as minorias sexuais e de gênero, que incluem as mulheres lésbicas, são diariamente alvo de discriminação e violência, inclusive nos serviços de saúde. A assistência à saúde não deve ser baseada na cisheteronormatividade uma vez que pode impactar negativamente o atendimento oferecido. Objetivo: revisar na literatura científica a assistência à saúde prestada a mulheres lésbicas. Métodos: revisão integrativa da literatura, composta por periódicos indexados nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Scientific Eletronic Library Online, Biblioteca Virtual de Saúde e Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde. Resultados: foram analisados dez artigos científicos. Quatro abordaram sobre experiências de pessoas LGBTQIAP+ nos serviços de saúde, dois destacaram a percepção dos profissionais da saúde sobre as especificidades de lésbicas, duas publicações verificaram os fatores responsáveis pelo agravo na situação de vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis de lésbicas e dois estudos investigaram a ingestão de álcool e acometimento por problemas de saúde mental, psicológica e física por lésbicas. Conclusão: esta revisão resultou na exposição de baixos indicadores de bem-estar e qualidade de vida das mulheres lésbicas, e insuficiência de pautas que visibilizem questões de saúde mental, física e sexual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saúde e Desenvolvimento Humano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.