Efeito da intervenção motora precoce remota no desenvolvimento motor e nas oportunidades do ambiente dos bebês de risco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v12i3.10908

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Estimulação Precoce, Ambiente Domiciliar.

Resumo

Objetivo: Investigar qual é o efeito da intervenção motora precoce remota no desenvolvimento motor e nas oportunidades ambientais dos bebês de risco. Materiais e Métodos: Estudo ex post facto retrospectivo. 18 bebês de risco de três a 18 meses foram avaliados através da Alberta Infant Motor Scale (AIMS) Affordances in the Home Enviroment for Motor Development – Infant Scale (AHEMD-IS), antes e depois de três meses de atendimento remoto. Resultados: Predominância de bebês do sexo masculino. Observou-se melhora na classificação da AIMS, onde 66% dos bebês com atraso no desenvolvimento diminuíram para 38%, bebês classificados como “típicos” aumentaram de 22% para 38% na amostra após a intervenção. No AHEMD-IS, melhorou a classificação total “excelente”, aumentando de 50% para 66% da amostra. O espaço físico não apresentou significância, pois se mantiveram no mesmo espaço antes e depois da intervenção, assim como a variedade de estimulação e brinquedos de motricidade fina e ampla. Os bebês que mais aumentaram a variedade de estimulação pelo AHEMD-IS foram os que melhoraram o escore de sedestação. Conclusão: A intervenção remota é capaz de melhorar a função motora dos bebês, porém não foi possível visualizar a capacidade destes atendimentos em melhorar as oportunidades do ambiente dos quais estão inseridos.

Biografia do Autor

Brenda Rizon Cumerlato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Laís Rodrigues Gerzson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail

Carla Skilhan de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Departamento de Fisioterapia, Educação Física e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

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Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Artigos Originais