Fatores associados ao uso de preservativo entre trabalhadores da construção civil
DOI:
https://doi.org/10.18316/1609Palavras-chave:
Preservativo, Saúde Sexual, AutoestimaResumo
Este estudo objetivou investigar fatores associados ao uso de preservativo entre trabalhadores de grandes obras (TGOs). Estudos mostram efeitos negativos da rede social frágil e do afastamento da família na vida sexual dos trabalhadores, também relacionaram o estilo de trabalho em construções de grandes obras com o abuso de álcool e comportamentos sexuais de risco, incluindo uma associação negativa entre autoestima e uso de preservativo. Foram entrevistados 288 TGOs alojados nas imediações de grandes construções em diferentes regiões brasileiras que responderam a um questionário individual. A maior parte da amostra tinha um nível de escolaridade fundamental ou médio. Dos entrevistados, a grande maioria se declarou exclusivamente heterossexual (92%). A maior parte da amostra relatou um uso de camisinha consistente (64%), no entanto, mais de 65% dos entrevistados nunca fizeram teste de HIV. O uso de camisinha foi mais consistente entre os grupos de homens mais jovens e em relacionamento estável. O índice auto-estima atingiu M=19,06 (DP=3,51). Os participantes que atingiram um nível médio de auto-estima relataram uso mais consistente do que os com nível baixo ou alto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.