Alice e a escolha de um caminho possível entre a fantasia e a realidade: a utilização dos contos na clínica infantil
DOI:
https://doi.org/10.18316/2158Palavras-chave:
Psicanálise de crianças, Contos infantis, Desenvolvimento infantil, PsicanáliseResumo
Durante toda a sua vida, Freud (1996) sempre mostrou grande interesse pelos mitos e pelas histórias. Considerando-os como instrumentos de compreensão humana, possibilitou que uma nova via de acesso ao psiquismo fosse possível, unindo a arte e a Literatura. Descobriu que as histórias possibilitam o desenvolvimento de representações significativas para o sujeito, de modo que as suas considerações interferissem diretamente na forma como pensamos a psicanálise de crianças e alguns aspectos do desenvolvimento infantil na contemporaneidade, como a fantasia e os mecanismos de defesa. Através da utilização da técnica dos contos, este trabalho propõe uma discussão a respeito desta temática aplicada à clínica infantil, analisando os benefícios do conto no percurso terapêutico com crianças. Os preceitos metodológicos deste trabalho ancoram-se na pesquisa psicanalítica, através da construção de um caso, que caracterizou-se por atendimentos clínicos feitos a uma criança, de cinco anos, atendida em uma instituição de ensino na cidade de Porto Alegre/RS. Constatou-se, através da técnica dos contos, a capacidade que a criança tem para elaborar seus conflitos de forma simbólica através das histórias, que possibilitam a ela, também, o desenvolvimento de novas narrativas sobre a sua história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.