Motivos à prática regular de futebol e futsal
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.1Palavras-chave:
Motivação, Esportes, Adolescentes, PsicologiaResumo
O presente estudo visa identificar os motivos que levam adolescentes à prática do futebol e do futsal. Para tanto, foi aplicado o Inventário de Motivos à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IMPRAFE-54) a 61 adolescentes, de 13 a 17 anos de idade, praticantes de futebol ou futsal. Os resultados indicam que o principal motivo à prática regular destes esportes para estes adolescentes é o Prazer. Depois do Prazer, se destacam a Competitividade, Saúde e a Sociabilidade. A Estética e, principalmente, o Controle de Estresse não parecem ser motivos importantes para esta população. Os resultados indicam um alto nível de autodeterminação nestes praticantes, visto que a dimensão Prazer indica uma forte motivação intrínseca. Destaca-se que somente a dimensão Controle de Estresse não superou a média esperada. Estes resultados corroboram com alguns estudos realizados com indivíduos desta faixa etária e com outros estudos específicos destes esportes. Por fim, espera-se contribuir no sentido de mostrar os reais interesses deste público, auxiliando treinadores e psicólogos do esporte no desenvolvimento de seus respectivos trabalhos junto a estes jovens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.