Amilase em um lugar incomum: uma rodada sobre diagnóstico de ruptura esofágica
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.10Palavras-chave:
Empiema, Perfuração do esôfago, Derrame pleural, Amilase, Pós-eméticoResumo
Quando apresentado um paciente com uma nova efusão pleural, Light’s criteria são utilizados para determinar se o fluído é transu- dativo exsudativa ou na sequência de um toracentese. Isto leva a etiologia subjacente da efusão em 75% dos casos. No entanto, ocasionalmente Light’s criteria apresenta um quadro misto, obrigando-nos, assim, a expandir os testes e ampliar o nosso diagnóstico diferencial do derrame, como é necessário no caso abaixo.
Caso: Um homem de 66 anos de idade apresentou-se com queixa de dor no peito, tosse e mal-estar. Ele teve violentas crises de vômito pós-operatório e dor nas costas. Ele foi diagnosticado semanas mais tarde com um derrame pleural loculado, um empiema com necessidade de drenagem. O exsudato drenado necessitou testagens mais avançadas, levando assim a nossa constatação de um nível extremamente elevado de amilase no exsudado. O relato dos detalhes do caso analisa como um empiema foi diagnosticado neste paciente, e como ele foi encontrado para ser secundária a uma perfuração esofágica pós-emético.
Discussão/Conclusão: Pós-emético ruptura espontânea do esôfago é um diagnóstico sério. Migração da flora oral e da enzima digestiva em um espaço estéril (para-mediastino e no espaço pleural) pode provocar graves complicações. O rápido diagnóstico e reparação cirúrgica deve ser feita de alta prioridade. Perfurações esofágicas possuem uma alta taxa de mortalidade e de complicações, portanto, um paciente que apresenta dor torácica e seguintes crises de vômitos e tosse e mais uma radiografia de tórax anormal deve-se levar em consideração perfuração do esôfago.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.