Aplicação de bundle de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica em centro de terapia intensiva adulto: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.11Palavras-chave:
Prevenção e controle, Diagnóstico, MortalidadeResumo
A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é a infecção que acomete o parênquima pulmonar de pacientes em uso do ventilador mecânico por mais de 48hs e que não tiveram a ventilação como motivo de entubação. O objetivo desse estudo é relatar a implantação de um Bundle de Prevenção de Pneumonia associada à ventilação mecânica (VM) em CTI de um hospital da região metropolitana de Porto Alegre/RS, baseado na Campanha 5 Milhões de Vida do Institutes for Healthcare Improvement. Caracteriza-se como um relato de experiência, onde profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar aplicaram em CTI, um protocolo de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica (Bundle). O objetivo deste é reduzir a incidência e taxa de PAV, instituir medidas padronizadas de prevenção, para então diminuir o tempo de internação e minimizar custos hospitalares. Bundle são medidas que, quando aplicadas concomitantemente, resultam em redução da incidência de eventos adversos e tem melhores resultados do que instituídas individualmente. Isto é particularmente verdadeiro, quando os componentes interagem uns com os outros de forma sinérgica ou quando a execução parcial não alcançar o resultado desejado. A intervenção descrita neste relato de experiência contribuiu para uma diminuição das Pneumonias associadas ao VM e consequentemente a diminuição de óbitos dos pacientes submetidos a esse procedimento invasivo. A adaptação dessa iniciativa, de encaixar novas medidas aos padrões já existentes, mostrou certa resistência à aceitação, refletindo a prerrogativa de que toda mudança é difícil, mas ocorreu principalmente devido ao otimismo sobre os potenciais benefícios do processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.