Avaliação do dano hepático em pacientes HIV positivo sob terapia antirretroviral no município de Carazinho/RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/2317-8582.15.4Palavras-chave:
Terapia Antiretroviral, Altamente Ativa, Síndrome da Imunodeficiência Humana, HepatotoxicidadeResumo
O presente trabalho teve como objetivo verificar e analisar a existência do dano hepático em pacientes sob tratamento antiretroviral, analisando quais esquemas terapêuticos apresentam maior grau de toxicidade. Foram selecionados nove pacientes que estavam fazendo terapia antiretroviral, tendo como inclusão idade superior a 18 anos e sob tratamento há mais de seis meses. Foi realizado um questionário, além da realização do perfil laboratorial, com dosagens de AST e ALT. Dentre os resultados, verificou-se que prevaleceu o sexo feminino com 66,6%, idade média de 38,7 anos, 44,5% relataram modo de infecção por relação heterossexual. Avaliando-se a terapia, 44,4% faziam uso da terapia de 5 a 8 anos, 55,5% faziam uso de terapia tríplice, e 66,6% apresentaram efeitos colaterais. Os valores laboratoriais encontravam-se dentro da faixa dos valores de referência. Desta forma, através da análise dos resultados foi possível compreender a eficiência da terapia antiretroviral altamente ativa, os esquemas terapêuticos com os antiretrovirais mais efetivos e com menos dano hepático, os quais não apresentaram aumento das transaminase nos pacientes em estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.